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Saiba como vender pelas redes sociais e aumentar seu faturamento

vender pelas redes sociais

Vender através das redes sociais é imprescindível para todas as empresas, independente de seu porte ou segmento – principalmente em tempos de pandemia, em que as pessoas tem evitado sair de casa. 

Essa nossa nova realidade mudou a forma como as pessoas compram. Por isso as empresas também precisaram encontrar outras formas de continuar vendendo.

Assim, para sobreviver e ter sucesso nos tempos atuais, é indispensável criar estratégias de venda pelas redes sociais. Entretanto, muitas empresas ainda não estão preparadas para essa nova realidade, ou ainda cometem alguns erros que podem comprometer seus resultados e, consequentemente, sua lucratividade.

Portanto, nesse texto você verá quais são os principais erros cometidos e quais as melhores práticas para vender online. Não perca!

Quais as principais vantagens de vender pelas redes sociais?

Diariamente, milhões de pessoas acessam as redes sociais. No Brasil, pesquisas apontam que passamos em média 3 horas e 31 minutos diários nas redes sociais, seja checando mensagens, conferindo novidades e consumindo conteúdo.

E muitas delas podem ser consumidores em potencial do seu produto. 

Essa realidade se tornou ainda mais evidente durante a pandemia, já que as pessoas começaram a passar mais tempo dentro de casa e também nas redes sociais. 

Por isso, estar presente na internet e possibilitar que os consumidores encontrem e comprem seu produto é essencial. Além disso, a utilização de estratégias de vendas nas redes sociais promove a redução do tempo da jornada de compra, tornando-a mais econômica e eficiente. 

Também proporciona maior visibilidade da marca e possibilita a retenção e a fidelização dos clientes.

Quais são as melhores práticas e como iniciar as vendas pelas redes sociais?

Para gerar vendas e obter resultados significativos, não basta apenas promover anúncios e postagens. É importante colocar em prática algumas estratégias. Veja!

Desenvolver um plano de marketing

Antes de iniciar, é importante criar uma estratégia que integre o marketing e o setor de vendas, por exemplo, de acordo com a necessidade da empresa, suas metas e objetivos. Aqui é importante definir qual é o seu público-alvo e em quais redes sociais ele está presente.

Por exemplo, para uma empresa que deseja alcançar um maior volume de negócios B2B ou profissionais de um determinado segmento, o Linkedin, Instagram e Facebook podem ser mais eficientes. Já para empresas que pretendem atingir um público mais jovem, o TikTok, o YouTube podem trazer um melhor resultado.

Para fazer essa definição de forma realmente produtiva e eficiente, a melhor forma é criar uma persona, identificando quais as características de seu público e analisando as melhores formas de atingi-lo.

Criar um perfil profissional

Após definir quais as redes sociais mais importantes para sua estratégia de negócio, deve-se criar um perfil profissional, configurando-o a fim de atingir os objetivos estabelecidos.

É importante inserir informações essenciais como endereço, telefone e whatsapp, email de contato e site.

Além disso, é importante utilizar um perfil profissional e não pessoal, pois com ele existe a possibilidade de promover conteúdos e obter informações como horário em que o seu público está mais conectado.

As imagens do seu produto também merecem destaque. Muitas vezes é através delas que seu cliente irá julgar seu produto como adequado para ele e irá efetuar a compra. Por isso, invista em boas fotos! Sem esquecer, é claro, de criar os textos de apoio de acordo com a linguagem compreendida pelo seu público-alvo e de acordo com a rede social – no TikTok a linguagem é mais informal do que no Linkedin, por exemplo.

Usar hashtags estratégicas

As hashtags são de grande importância e relevância para uma estratégia digital eficaz, uma vez que possibilitam maior interação do público, fazendo com que a publicação alcance mais pessoas (muitas vezes que não conhecem a marca), que se interessam por determinado assunto.

Investir em anúncios pagos

A venda nas redes sociais pode ser feita por meio de conteúdo orgânico, porém, requer mais tempo e paciência já que os resultados costumam vir a longo prazo. Por isso, é aconselhável investir em anúncios pagos: a divulgação começa de imediato.

Entretanto, esses anúncios pagos devem ser direcionados e focados em seu público-alvo. Para isso, é essencial utilizar estratégias de segmentação, por meio da criação de públicos personalizados.

Aqui também é muito importante monitorar os resultados, verificando quais as ações e tipos de anúncios que promovem maior resultado. Assim, você pode dedicar os recursos a esses tipos de anúncios, obtendo maior retorno do investimento.

Definir quais os melhores tipos de postagens

Aqui é importante destacar que deve-se definir os tipos de postagens que são relevantes e atrativos para seu público-alvo e estipular um padrão de comunicação que também seja condizente com ele. 

Também é importante analisar quais os melhores dias e horários e, para isso, é necessário identificar os tipos de rotina de seu público.

Depois disso é importante montar um planejamento e aproveitar datas para divulgar certos conteúdos ou promoções, como o Dia da Mães, dos Pais entre outras datas comemorativas.

Teste diversos formatos de postagem e verifique qual tem mais engajamento. Segundo pesquisas, 60% dos internautas preferem conteúdo em vídeo a ler um texto.

Por isso, as postagens em vídeo devem estar presentes em sua estratégia.

Nesse momento também é essencial levar em consideração que nas redes sociais é melhor ter qualidade do que quantidade. Além disso, é importante direcionar esforços em adquirir leads qualificados e realmente interessados do que uma grande quantidade de pessoas que não se interessa pelo seu serviço ou produto e por isso não interagem e nem compram.

Quais são alguns dos principais erros que atrapalham as vendas?

A divulgação nas redes sociais não tem uma fórmula pronta. É preciso testar as ações para então conseguir traçar o melhor caminho para seu negócio. Por essa prática ser recente e estar em constante mudança, alguns erros são muito comuns. Por isso, detalhamos abaixo quais são os principais erros e como são prejudiciais para a obtenção de elevação de vendas online.

Não identificar o público-alvo

Esse erro é muito comum. Sem identificar corretamente o público-alvo, as chances de direcionar esforços em vão são enormes. Isso acaba impactando em tempo e investimento sem retorno, pois os conteúdos acabam sendo irrelevantes e, consequentemente, não atraindo e convertendo clientes.

Dar ênfase à seguidores, comentários e curtidas

O número de seguidores e curtidas em uma postagem não são indicadores de sucesso ou de faturamento. Por isso, são chamadas de métricas de vaidade. 

Sendo assim, é importante analisar outros tipos de métricas como o custo de aquisição por cliente — CAC. Assim, em vez de realizar campanhas para obter mais seguidores, o ideal é focar em campanhas direcionadas a conversões (vendas) e tornar a marca conhecida ao público-alvo.

Não conferir, acompanhar e supervisionar

Todas as postagens nas redes sociais precisam ser conferidas, evitando erros gramaticais, técnicos, entre outros. Também é essencial acompanhar e supervisionar todas as publicações, a fim de analisar o engajamento dos leitores e do público-alvo, identificando se as publicações estão sendo realmente atrativas.

Retornar possíveis dúvidas e comentários também são parte de uma boa estratégia. Essas respostas vão impactar na opinião das pessoas sobre a empresa e importância e/ou atenção dada aos clientes.

Não postar conteúdo de qualidade

Já foi comprovado que o marketing digital eficiente consiste em no máximo 50% de publicidade, sendo o restante conteúdos que interessam ao seu cliente e que promovem interação. Isso faz com que ele crie uma relação de confiança com a empresa, possibilitando a manutenção da relação.

Muitas empresas postam apenas propagandas referentes a seus produtos serviços e esquecem de interagir com seu público-alvo e de postar conteúdos de qualidade como dicas e curiosidades que sejam interessantes.

Como você viu, vender pelas redes sociais é muito importante para o sucesso das empresas e organizações, tanto pelo momento que estamos vivendo, quanto pela mudança do perfil de compra da população. Por isso, as empresas precisam cada vez mais se dedicar a compreender e aplicar as estratégias de marketing digital, utilizando de forma eficaz, a fim de obter resultados cada vez mais significativos.

Gostou de nossas dicas sobre como vender pelas redes sociais? Então, aproveite a visita ao blog e leia também o texto “Como aproveitar o boom do trabalho remoto para vender mais” e fique por dentro de mais algumas estratégias.

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