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6 dicas essenciais para aumentar a sua venda de móveis online

12 minutos para ler

Desenvolver um canal de venda de móveis online é fundamental para quem deseja aumentar os lucros da empresa.

Por meio de uma plataforma digital, a concorrência é grande, porém, fica mais fácil encontrar o seu público-alvo e entender o que eles realmente estão procurando para compor o seu escritório in loco ou home office. A partir disso, você poderá oferecer soluções personalizadas e direcionadas para os consumidores certos, reduzindo o seu tempo de trabalho e otimizando os resultados.

Agora que tal descobrir seis dicas essenciais para aumentar a venda de móveis online? Então, continue a leitura do artigo.

Quais as vantagens de vender online?

O digital possibilita que tanto pequenas quanto grandes empresas tenham a oportunidade de vender para diferentes públicos de maneira mais democrática. Ao aplicar as técnicas de SEO, por exemplo, todos têm a chance de conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca e, assim, atrair seus potenciais clientes. No entanto, as vantagens de vender móveis online não param por aí. Conheça, a seguir, as principais delas.

Baixo custo de investimento

Os custos para montar um site institucional ou um e-commerce não chegam nem perto dos custos para montar um negócio físico. Além de ter que alugar um lugar para colocar a sua empresa em funcionamento, também é necessário possuir um espaço, investindo em uma arquitetura atrativa para tornar um ambiente aconchegante e sofisticado o suficiente para atrair o seu público.

Logo, ao investir no e-commerce, o capital inicial é reduzido e, com isso, o empresário iniciante tem mais recursos para investir em outras estratégias de marketing e vendas para otimizar seus resultados logo no início das suas operações.

Aumenta o alcance da marca no mercado

Se antes uma empresa física só conseguia alcançar consumidores da sua cidade e região, na a internet não há limitação geográfica. Nesse momento, além de ter a chance de competir com grandes empresas, você pode vender para qualquer lugar no mundo — desde que a sua logística atenda todos esses lugares, é claro. No entanto, vale deixar claro que quando falamos em vendas online, o “céu é o limite”.

Diferencial competitivo

O comportamento do consumidor mudou e as empresas estão cada vez mais preocupadas em se adaptar a essa nova realidade, oferecendo ao seu público o máximo de segurança e comodidade. Logo, quem está no digital acaba tendo um diferencial competitivo importante — mesmo que o seu propósito seja apenas vender para a sua região.

Imagine a seguinte situação: seu potencial cliente precisa comprar móveis novos. Portanto, ele vai até os mecanismos de busca e digita “loja de móveis em (nome da sua cidade)” e simplesmente não encontra você. Saiba que, quando isso acontece, na cabeça do seu consumidor, a sua empresa simplesmente não existe — e o que ele faz? Compra do seu concorrente que está no digital.

Como aumentar a venda de móveis online?

Alguns passos são considerados indispensáveis para quem deseja ter sucesso no digital. O problema é que muitos empreendedores não dão a devida importância e têm seus resultados prejudicados. Para te ajudar a não cometer esses mesmos erros, separamos alguns passos importantes que é preciso seguir quanto antes. Veja quais são eles!

1. Publique conteúdos de qualidade

Se você quer aumentar sua venda de móveis online, é importante que se torne autoridade no assunto. Ou seja, invista em técnicas de marketing de conteúdo para publicar textos de qualidade e que sejam do interesse da sua persona (perfil semifictício do seu consumidor ideal).

Para isso, você pode criar um blog personalizado especializado em móveis corporativos, por exemplo. Assim, quando as pessoas pesquisarem algum assunto relacionado na internet, vão se deparar com o seu portal para sanar as suas ‘dores’. O que contribui para ganhar a confiança do seu público-alvo e convertê-las em clientes para o seu negócio.

2. Marque presença nas mídias sociais

Com um mundo cada vez mais digital e tecnológico, quem deseja ter sucesso nos negócios precisa contar com o auxílio das mídias sociais. Isso porque grande parte da população tem o costume de finalizar as compras pela internet. No Instagram, por exemplo, existe uma aba dedicada para loja, na qual é possível realizar a comercialização de diferentes tipos de produtos e serviços.

Além disso, as mídias sociais também garantem que seu estabelecimento seja visto e lembrado pelos seus clientes. Mas para que isso seja possível, é fundamental investir em postagens regulares, reels e stories sobre os móveis que estão à venda em sua empresa. Isso ajudará a aumentar o engajamento das publicações e fazer com que cada vez mais pessoas se identifiquem com sua marca e fiquem instigados a comprar o que está sendo mostrado ali.

3. Participe de grupos de bairro

Sabe aqueles grupos de bairro do WhatsApp? Eles são uma ótima opção para você aumentar sua venda de móveis online, pois ele é um canal direto com pessoas que podem estar precisando de mobiliário de qualidade. Contudo, para que suas vendas sejam efetivadas, você deve, antes de tudo, se apresentar e deixar sua foto do perfil visível para os integrantes do grupo. Assim, as pessoas vão ter mais confiança no seu trabalho.

Além disso, é fundamental que você explique tudo sobre o produto que está ofertando, suas qualidades, seus diferenciais dos concorrentes, onde as pessoas podem utilizá-lo, as formas de pagamento e o prazo para entrega etc. Quanto mais transparente for com os clientes, maiores são as chances de conseguir fechar a venda.

No Facebook, você também pode participar de grupos de bairro. Isso porque essa plataforma também permite uma interação com os indivíduos que desejam comprar um móvel para o seu escritório. Mas não deixe de seguir os mesmos passos que citamos anteriormente.

Sempre olhe os comentários dos internautas em suas postagens, pois muitos consumidores costumam deixar o número de telefone para que você entre em contato com eles e esclareça mais detalhes sobre os móveis.

4. Transmita confiança para o seu cliente

No tópico anterior demos algumas dicas para passar confiança aos clientes na hora da venda. Além das informações apresentadas, para passar mais credibilidade ao público-alvo, é fundamental estar sempre atento ao chamado da clientela.

Isso significa que, quando o consumidor falar com você pela rede social ou por outro meio de comunicação, é preciso respondê-los prontamente, sem demora. Isso evitará que a clientela se aborreça e vá comprar os produtos no concorrente.

Além disso, ao tirar todas as dúvidas sobre os móveis que estão à venda, as pessoas tendem a acreditar mais no que você está falando e na qualidade do material que é comercializado. Dessa forma, aumentam as compras em sua loja, podendo até indicá-la para amigos e familiares.

5. Use vídeos e imagens para vender

Sabemos que a imagem diz muito sobre um determinado produto. Então, para ter um crescimento das vendas, é necessário usar e abusar desse recurso para mostrar os itens de seu estabelecimento. Com uma boa câmera de celular é possível tirar fotos bonitas das cadeiras, mesas, poltronas, sofás, entre outros.

Nas redes sociais, você também pode postar vídeos de vários produtos que estão disponíveis. Uma boa ideia é montar um ‘kit’ que seja para um público X, outro ‘kit’ para o público Y e assim por diante. Isso o ajudará a vender vários móveis de uma vez só e ainda fazer com que a clientela fique satisfeita com o seu novo ambiente de trabalho.

Lembre-se também de escolher um ambiente bem organizado para isso. Transmitir a ideia correta de organização também é importante.

6. Cadastre-se no Moldkit Express para otimizar sua venda de móveis online

Já ouviu falar no Moldkit Express? É uma plataforma inovadora de última geração, que contempla conteúdos avançados, totalmente gratuita, disponível exclusivamente para os clientes do FK Grupo. Nessa ferramenta, os lojistas podem vender de forma online, em qualquer momento do dia e com entregas em todo território brasileiro.

A partir disso, é possível visualizar os móveis em ambientes reais, assistir vídeos explicativos e ler a descrição dos produtos. O que faz da plataforma um ambiente de compras totalmente seguro. Mas não é só isso! O produto pode ser pago por meio de boletos e cartões.

Já o pagamento para o cliente final pode ser dividido no cartão. E, no mês seguinte, o revendedor recebe sua bonificação total, mesmo em caso de vendas parceladas, sem haver cobrança de taxa para utilizar o Moldkit Express.

7. Invista em um pós-venda eficiente

Quem dera todas as empresas levassem a sério o pós-venda. Com certeza os níveis de insatisfação diminuiriam e, consequentemente, o ticket médio dos clientes aumentaria. Garantir compras recorrentes é algo que merece atenção no pós-venda, pois com a grande concorrência, se o cliente não ficou satisfeito com o seu produto, ele pode procurar outro site para realizar novas compras.

Com um pós-venda bem-feito, é possível assegurar que o cliente recebeu o produto em perfeitas condições. Além de garantir a satisfação do consumidor, você consegue estreitar a relação com ele no longo prazo e, assim, fazer com que ele realize novos pedidos na sua empresa no future.

O primeiro passo para garantir um pós-venda eficiente é manter contato com o cliente após a realização da venda. Pergunte se ele ficou com alguma dúvida, acompanhe o rastreamento do pedido e verifique se ele recebeu o produto etc.

Recebido o produto, é hora de entender se o cliente está satisfeito com a sua nova aquisição. Sendo assim, solicite um feedback sobre os procedimentos das compras, atendimento dos colaboradores, serviços da logística (se o produto demorou muito para chegar ou não), entre outras questões que achar relevantes.

Uma dica de ouro: após 7 ou 30 dias da realização da venda, programe-se para entrar em contato com o cliente para saber se está tudo certo com o produto. Caso negativo, coloque-se à disposição para solucionar o problema o mais rápido possível.

Por fim, não esqueça de enviar conteúdos exclusivos e até mesmo promoções para o e-mail do cliente — sim, o e-mail tem grande força nas vendas online.

O pós-venda transmite compromisso e honestidade ao consumidor — valores muito importantes dentro de uma relação online.

8. Dê atenção à logística

A logística está estritamente ligada à satisfação do consumidor com a compra. Sendo assim, é essencial dar uma atenção especial à gestão de prazo de expedição. As empresas têm duas opções para enviar seus pedidos: por Correios ou transportadora. No entanto, como estamos falando de móveis, a tendência é elas escolherem esta última, pois além dos volumes serem brandes, o valor do frete sai mais barato.

Cada transportadora define um prazo específico para entrega do produto de acordo com a região em que o consumidor mora. Uma empresa séria cumprirá seus prazos e não deixará a sua empresa na mão.

No entanto, existe algo que a sua empresa também precisa fazer para tornar essa logística eficiente: a expedição dos pedidos. Garantir que eles serão entregues à transportadora o quanto antes, dentro do prazo acordado, ajuda a garantir que o cliente receberá o produto na data prevista.

Inclusive, nesse momento é importante alinhar com os fornecedores os intervalos de reposição dos itens, a fim de evitar atrasos no envio e comprometer os prazos.

9. Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos funcionam como uma vitrine para os seus produtos, e o melhor: eles podem ser direcionados para pessoas que realmente têm interesse em comprar os seus produtos — diferentemente do que acontece no offline, em que não há como segmentar um público específico.

Os anúncios pagos colocarão você à frente da concorrência e ajudarão a aumentar as suas vendas. No entanto, vale destacar aqui a importância do alinhamento da equipe de marketing com a de vendas. Eles precisam trabalhar como se fossem um time mesmo, no qual o marketing posicionará a bola de frente pro gol (captação de leads qualificados) para que o pessoal da área de vendas possa apenas chutar a bola para dentro da rede (realizar a venda com mais facilidade).

Portanto, para aumentar a sua venda de móveis online, não deixe de seguir todas as dicas que apresentamos ao longo do artigo, como marcar presença nas mídias sociais, usar imagens e vídeos, publicar conteúdos de qualidade, etc. A partir disso, conseguirá se destacar da concorrência e otimizar as vendas de todos os itens de sua loja. O que permite um maior faturamento no fim do mês.

Gostou das dicas do artigo? Vai usar no seu negócio? Deixe um comentário abaixo, queremos saber sua opinião sobre o assunto!

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