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Como aproveitar o boom do trabalho remoto para vender mais

trabalho remoto

Com a necessidade de nos afastarmos socialmente devido à pandemia, tivemos que criar alternativas para realizar nossas atividades.

Um dos grandes impactos gerados foi na forma de trabalho. Diversas empresas adotaram o trabalho remoto em todo o mundo como uma saída para conter a propagação do vírus.

Os hábitos de consumo da maior parte da população também foi modificado: houve a otimização do tempo, saindo de casa um número menor de vezes para comprar o necessário, utilização de aplicativos de celular para pagamento de contas e de delivery de comida ou produtos essenciais.

Nesse contexto, as lojas fechadas, ou trabalhando em horário reduzido também precisaram se adaptar. Por isso não há como negar que estratégias de vendas também precisam ser diferentes, para facilitar a compra sem sair de casa.

Então, quer saber como aproveitar este momento e aumentar as suas vendas? Basta continuar a leitura!

A importância de mudar estratégias diante deste novo cenário

Como dissemos, a pandemia do COVID-19 vem proporcionando diversas mudanças na nossa sociedade, obrigando empresas de todos os setores a adaptar estruturas, processos e até mesmo sua forma de vender.

Oferecer novas modalidades de venda, em especial, os pequenos negócios, em cidades em que os estabelecimentos físicos fechados, se tornou crucial para se manter em funcionamento.

Nesse momento, é importante rever formas de atender aos clientes seja pela internet ou oferecendo a opção de entrega.

Como aproveitar o boom no trabalho remoto para aumentar as vendas

Independente do momento e do porte da empresa, é importante ter em mente que melhorias e mudanças para oferecer um serviço ou produto melhor são sempre necessárias. Inovando, é possível criar formas de lidar com o problema e propor soluções rápidas, otimizando o atendimento e atendendo as necessidades dos clientes.

A seguir, destacamos alguns exemplos que podem ajudá-lo a se adequar e transformar seu negócio e ajudar a manter as vendas nesse novo cenário.

Confira!

Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizadas diariamente por grande parte da população brasileira, e acessada por uma diversidade de pessoas, de diferentes idades, padrões sociais e perfis. Sendo assim, aproveitá-la na sua estratégia de vendas acaba sendo mais eficiente do que enviar e-mails, realizar ligações ou imprimir e entregar panfletos, por exemplo.

A versão comercial desse aplicativo, em especial, oferece diversas funcionalidades extremamente benéficas, como:

  • segmentação da lista de contatos, levando em consideração o tipo de produto ou serviço que é relevante para cada um deles;
  • atribuição de tags aos clientes, especificando qual é o seu perfil, a área de atuação e demais informações que forem relevantes;
  • criação de listas de transmissão, que permitem o envio de conteúdos variados como promoções, imagens, mensagens com links e vídeos para vários contatos de uma vez;
  • utilização de uma API, ou seja, de um link que direciona o cliente do site, do e-mail ou das redes sociais diretamente para o seu WhatsApp, facilitando o contato;
  • fornecimento de estatísticas, para você acompanhar se as campanhas realizadas estão sendo vistas pelos clientes, quantas mensagens foram enviadas, lidas e respondidas etc.

Além disso, o WhatsApp Business facilita e otimiza a comunicação com seu cliente, que pode tirar dúvidas, solicitar produtos, agendar entregas entre outras atividades realizadas com mais rapidez, capazes de tornar essa relação mais eficiente e duradoura.

Realize promoções interessantes e chamativas

No momento em que nos encontramos, é mais importante realizar vendas e ter um bom fluxo de caixa do que manter o estoque, afinal, estoque parado é dinheiro parado.

Por isso, uma ótima alternativa é criar promoções atrativas — como descontos progressivos, por exemplo, que incentivam o cliente a comprar mais para obter uma vantagem maior.

Você também pode criar combos, enviar brindes, oferecer entrega gratuita, prestar uma consultoria online. Enfim, são inúmeras opções. O mais importante é atrair o seu cliente e poder atendê-lo da melhor maneira possível. Essas ações permitirão que mais pessoas conheçam seus serviços ou produtos e se tornem clientes fiéis no futuro.

Divulgue os produtos nas redes sociais

Estar presente e atender de forma eficiente através das redes sociais impacta diretamente no aumento das vendas, além de construir uma boa imagem da empresa. A maior parte das pessoas está utilizando o celular e o computador com mais frequência que anteriormente, pois são dispositivos que permitem a aproximação de pessoas nesse período de distanciamento social. A produção de um bom conteúdo, por exemplo, é capaz de atrair diversas pessoas interessadas sem que seja necessário um alto investimento em divulgação.

Também existem estratégias simples e econômicas para definir o seu público- alvo — ou seja, determinar sua persona — antes de divulgar seus produtos e serviços.

Para isso é necessário estipular dados como:

  • local de residência;
  • idade;
  • sexo;
  • páginas seguidas e curtidas;
  • hobbies;
  • renda média;
  • problemas vivenciados;
  • necessidades e objetivos, entre outros fatores.

Assim, será possível criar estratégias que sejam interessantes para essa persona, proporcionando divulgações mais assertivas! É por meio dessas ações, aliás, que grandes empresas garantem um desempenho melhor nas vendas, uma vez que conquistam maior visibilidade das pessoas que se interessam por seu produto.

É importante ressaltar, ainda, que é essencial compreender onde seu público está presente. Isso ajudará você a investir tempo em publicações e divulgações na rede social que realmente trarão resultados para o seu negócio.

Ofereça a possibilidade de compras online e delivery

Existem atualmente diversas plataformas acessíveis que te permitem vender online de forma simples, cobrando apenas uma mensalidade ou então uma comissão sobre o que é vendido – como ocorre nos marketplaces.

Em geral, dentro desses valores, estão inseridos dados estatísticos e algumas ações de divulgação. Porém o ideal é realizar uma pesquisa para encontrar a opção que melhor se adequa às necessidades do seu negócio. Após essa definição, você poderá continuar utilizando as estratégias que citamos nos outros tópicos, incorporando também o link da sua loja virtual.

Caso não queira montar uma loja virtual e nem utilizar os marketplaces, você ainda pode utilizar as funcionalidades de venda do Instagram e do Facebook, ou até vender pelo próprio WhatsApp. Seja qual for o modelo, o mais importante é que o seu serviço possua a opção de delivery, ou seja, entregar na casa do cliente.

Não se esqueça de computar os gastos com essa entrega e incorporá-los no custo do produto, ou em uma taxa fixa. Lembre-se também de que é fundamental realizar todas as entregas no prazo estipulado, ok? Só assim o cliente ficará, de fato, satisfeito.

Saiba argumentar e valorize o bem-estar no trabalho remoto

A migração repentina para o trabalho remoto não deixou, em muitos casos, tempo para adequar o ambiente e torna-lo ideal para as jornadas de trabalho.

Entretanto, ainda que sem a estrutura adequada, para diversas empresas e profissionais essa experiência tem sido positiva — tanto na economia que as empresas passam a ter, como na qualidade de vida dos funcionários.

Muitos já se posicionaram que pretendem manter o home office algumas vezes na semana, outros até o final do ano ou de forma permanente mesmo após a pandemia.

Dessa forma surge uma oportunidade que precisa ser aproveitada. Todo vendedor deve saber argumentar e demonstrar o valor do seu produto ou serviço, mesmo que virtualmente.

Como muitas pessoas ainda não têm uma estrutura tão adequada em casa como tinham nas empresas, a busca de reformulação de espaços só tende a crescer. Logo, é essencial aplicar as dicas deste post, sobre divulgação e contato, tendo como base essa estratégia de auxiliar as pessoas e empresas a reformular seus espaços para alcançar bem-estar, produtividade e ergonomia.

Como vimos, o trabalho remoto já proporciona diversas mudanças em nossas relações e no perfil de compras, e existem diversas estratégias capazes de auxiliar você e o seu negócio a passar por isso. Agora que você as conhece, pode aplica-las e aproveitar o momento para se aproximar do cliente e oferecer o seu produto.

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