fbpx

Rodízio de cadeira: entenda quais são os tipos e como escolher o melhor

rodízio de cadeira

Um dos itens importantes a se observar ao escolher o mobiliário para o escritório é o rodízio de cadeira, pois além de proporcionar maior praticidade e conforto, ajuda a evitar danos ou riscos no piso. Entretanto, para obter um bom resultado, é necessário ficar atento à escolha de materiais adequados.

Afinal, para a cadeira ser confortável e ergonômica é necessário reunir uma série de características. Nesse texto ajudaremos você a escolher os mais apropriados, aumentando o valor de seus produtos e consequentemente suas vendas. Confira o post completo!

Qual a importância de escolher rodízio de cadeira adequado?

A escolha do rodízio de cadeira é importante para o conforto e bem-estar dos usuários pois facilita o dia a dia de quem utiliza o mobiliário, além de evitar danos aos pisos. 

Contudo, para revendedores e lojas de móveis, eles são ainda mais importantes, principalmente para que o produto seja mais atrativo, facilitando a venda. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos e suas indicações de uso. Uma opção interessante é realizar a troca por rodízios apropriados à superfície do cliente ou então acrescentar rodízios nas cadeiras que não o tinham. 

Entretanto, por mais que essa troca seja simples, deve-se levar em consideração alguns detalhes para que a junção da cadeira com o rodízio e o local em que será utilizado resultem na valorização do produto e proporcione maior facilidade de venda — uma vez que os móveis se tornam melhores opções para os clientes ou se adequa às suas necessidades.

O que deve ser considerado na escolha do rodízio de cadeira?

Ao escolher o tipo de rodízio para cadeira é necessário considerar o material que o compõe, o tipo de piso em que a cadeira será utilizada, quais as dimensões certas para o melhor encaixe entre a cadeira e o rodízio correto etc. 

Também é importante avaliar o peso médio a que a cadeira e o rodízio deverão resistir e, em alguns casos, o gosto pessoal do cliente. Além disso, é importante prestar atenção às características a seguir.

Dimensão

A dimensão dos rodízios é importante para a estabilidade, segurança e durabilidade da cadeira. Por isso, devem apresentar no mínimo 48 mm de diâmetro, independentemente de serem mais rígidos ou macios. 

Contudo, em geral, para escritórios utiliza-se o diâmetro mínimo de 50 mm e para cadeiras mais sofisticadas utiliza-se diâmetro de aproximadamente 65 mm. A dimensão dos rodízios também está diretamente relacionada com a carga que será suportada, podendo variar de 50 a 110 kg.

Além disso, existem também outras peças que devem fazer parte do conjunto: o encaixe padrão e o anel de expansão. 

Tipo de piso

Para cada piso, existe um tipo rodízio indicado. Para pisos lisos são utilizados os rodízios macios, que são feitos em poliuretano, silicone ou gel. Já os rodízios considerados rígidos são adequados para superfícies macias, como tapetes e carpetes, que são: os de PVC, polietileno e nylon.

De toda forma, é importante analisar a NBR 13962 pois ela informa quais são as características dimensionais e físicas para todos os móveis de escritório e também aborda a respeito dos rodízios.

Quais são os principais tipos de rodízio?

Existem diferentes tipos de rodízio e eles apresentam características diferentes, que vão desde o material até o tipo de superfície que devem ser usados e o custo.

Rodízios para superfícies macias

Os rodízios de PVC, polietileno e nylon em geral, são mais acessíveis e, por isso, são muito utilizados. Contudo, não absorvem tanto o impacto, uma vez que apresentam maior rigidez. Eles são mais apropriados para tapetes e carpetes, que são superfícies mais macias. 

O rodízio de polietileno, também conhecido pela sigla PE, é o que está na maior parte das cadeiras, pois também é extremamente resistente e apresenta alta densidade. Entretanto não conta com sistema antirruído e antirrisco. 

Rodízios para superfícies lisas

Existem também rodízios considerados macios que são indicados para superfícies lisas, como madeiras, porcelanatos, mármores e granitos. Eles não são apropriados para superfícies ásperas, pois serão desgastados mais rapidamente.

Para as superfícies lisas, os rodízios indicados são os em poliuretano, gel e silicone. 

Também conhecidos pela sigla PU, os em poliuretano são extremamente duráveis e não riscam o piso, pois possuem em seu acabamento uma capa de proteção feita em polipropileno.

Já os rodízios em gel, além de serem duráveis e extremamente confortáveis, deslizam com grande facilidade, sem travar ou riscar o piso. Também contam com uma capa de proteção feita de polipropileno e eixo metálico.

Por fim, os rodízios de silicone, além de serem macios, não riscam o chão e deslizam com facilidade e são esteticamente diferenciados e atrativos.

Qual a importância de escolher materiais e equipamentos de qualidade para revenda?

A escolha de materiais e equipamentos de qualidade é essencial para qualquer revendedor, pois além de aumentar o valor percebido do produto, promovem a satisfação do cliente, constroem uma relação de confiança e sua fidelização.

Além disso, a escolha correta das características, como dos rodízios para cadeiras ou outros tipos de mobiliário, faz com que a funcionalidade dos produtos seja garantida, facilitando seu uso no dia a dia.

Outro fator importante na escolha dos materiais e equipamentos de qualidade é que o cliente ficará satisfeito com a escolha. E a partir do momento que você estabelecer essa relação de confiança, ele se tornará fiel e fará indicação espontânea da sua loja, ou pode realizar uma recompra. 

Por isso, fazer melhorias nos produtos, substituindo ou acrescentando componentes, como colocar rodízio de cadeira ou substituí-los de acordo com a necessidade do cliente, são opções para tornar os produtos mais atrativos e comercializáveis, agregando valor, aumentando o volume de vendas e o faturamento

Sendo assim, se você deseja contar com equipamentos e materiais de qualidade em sua loja e produtos diferenciados para a revenda, aproveite a visita ao blog e entre em contato com a Frisokar — uma empresa que comercializa cadeiras e componentes há mais de 30 anos, e conta com produtos acessíveis e de extrema qualidade.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *