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Por que é importante se preocupar com a qualidade do produto?

6 minutos para ler

No meio comercial, independentemente do segmento de atuação, muito se debate a respeito da construção de uma imagem positiva da marca no mercado, da satisfação e da fidelização do público-alvo de um empreendimento, da busca por uma vantagem competitiva perante a concorrência, dentre outros elementos que, na teoria, colaboram para a garantia de bons resultados e de altos retornos financeiros.

Entretanto, um aspecto que está diretamente ligado a todas essas questões, mas que, com frequência, não recebe o merecido destaque — embora exerça um alto impacto sobre os demais fatores — é a qualidade do produto. Sim, estamos falando do conjunto de características que asseguram que o que é ofertado por uma companhia aos seus clientes atenderá às suas necessidades, seja um produto ou um serviço prestado.

Ainda que o conceito, a princípio, pareça óbvio é um tópico que, muitas vezes, acaba por ser negligenciado, você já se questionou sobre quais são os requisitos que são envolvidos por essa concepção de qualidade? Ou realmente conhece de que forma todos os pontos mencionados no parágrafo introdutório são afetados por ele? É justamente sobre isso que nós falaremos neste conteúdo, então, continue a leitura!

Como, de fato, nós podemos entender o conceito de “qualidade do produto”?

Mesmo que tenhamos “pincelado” acima o que se pode compreender por “qualidade do produto”, é válido ressaltar que, na verdade, o termo é multidimensional. Isso quer dizer que a percepção da presença do atributo da qualidade envolve uma série de outras particularidades, como a durabilidade, o desempenho, o acabamento, a aparência, a confiabilidade e, até mesmo, a experiência de compra/contratação como um todo, abrangendo o atendimento inicial e também o final.

Até aqui, essas noções podem parecer um tanto generalistas, porém, nem mesmo é necessária uma reflexão aprofundada para perceber que todos esses elementos estão presentes no setor moveleiro e podem ser avaliados de forma ainda mais tangível em se tratando da revenda de mobiliários — mais uma vez: durabilidade, desempenho, acabamento, aparência, confiabilidade e experiência do cliente. São esses alguns dos muitos aspectos que definem a qualidade das suas mercadorias e excelência do suporte oferecido pelo seu estabelecimento, não?

No entanto, por que realmente preocupar-se com essa concepção?

Certamente você já compreendeu que a percepção de qualidade, em toda a sua amplitude, gera reflexos (que podem ser positivos ou negativos) em todas as etapas da experiência do público com a sua loja. No entanto, indo um pouco mais além, torna-se possível correlacioná-la a diversas outras vantagens que podem ser percebidas pelo estabelecimento — daí a importância de lançar um olhar mais atento ao aspecto, em todos os seus desdobramentos.

A seguir, confira de que maneira o atributo pode impactar o seu negócio e por que é fundamental, em razão disso, estabelecer parcerias apenas com fornecedores que trabalhem com a entrega de bons produtos.

Melhora da imagem da empresa

É certo que a oferta de mercadorias de alta qualidade impacta diretamente o sucesso das suas vendas, elevando exponencialmente o número de negócios fechados, já que, cada vez mais, o público está mais exigente quanto ao que consome em termos de produtos e serviços. Isso é definitivamente aplicável a todos os nichos.

Entretanto, a presença do atributo também está ligada intimamente à construção da imagem do seu estabelecimento no segmento mobiliário, ou seja, à formação da identidade da loja. A relação entre esses elementos reside no fato de que, ao proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra realmente memorável, positivamente falando, você reforça o posicionamento da sua empresa no mercado e colabora para a preservação de uma boa reputação.

Além disso, é importante ressaltar que, com o crescimento acelerado do varejo, seja qual for o segmento explorado, o branding, que nada mais é do que essa construção da sua marca, passa a ser imprescindível para a sobrevivência e para a evolução da sua empresa.

Conquista da satisfação do público e, consequentemente, da sua fidelização

É possível afirmar que essa vantagem a ser percebida pelo estabelecimento tem uma relação direta com o tópico anterior. Isso porque, em termos mais simples, podemos entender que um público satisfeito é aquele que teve as suas “dores” solucionadas, ou seja, que teve supridas as suas necessidades pelo produto adquirido.

Sendo assim, é natural que, ao prezar pela qualidade do produto em todo o processo de fechamento de uma compra — lembrando-se, nesse caso, de todos os pontos que são relacionados ao conceito —, o seu estabelecimento garantirá a satisfação dos consumidores e, como consequência, a sua fidelização em razão da percepção de valor que a sua loja se propõe a entregar como um todo.

Garantia de uma maior vantagem competitiva

Por último — mas não menos relevante —, é importante mencionar que uma unidade de revenda que zela pela oferta de produtos que atendam aos padrões de qualidade acaba por minimizar, em consequência disso, o surgimento de inconvenientes e de problemas que podem afetar significativamente a imagem da empresa.

Essa atitude preventiva, em meio a concorrentes que, muitas vezes, priorizam a elevação do número de vendas, ainda que isso implique a oferta de mercadorias fabricadas com uma matéria-prima inferior, a fim de garantir o barateamento do produto, representa uma vantagem competitiva. Como resultado, ao adquirirem um produto que apresenta características superiores em comparação com as demais opções disponíveis no mercado por um valor justo, dificilmente os consumidores irão optar, por outra empresa do nicho em momento posterior, quando surgir uma nova necessidade de compra.

Por fim, como você pôde ver, entender todos os desdobramentos do conceito de qualidade do produto e investir nesse aspecto não apenas gera reflexos positivos sobre a construção da imagem da sua loja no setor, mas também assegura uma fatia de mercado cativa, o que garantirá bons resultados financeiros, com a regularidade ideal para a manutenção da operação do estabelecimento de forma bem-sucedida.

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