fbpx
projetos no sketchup projetos no sketchup

Quais são as vantagens de fazer projetos no SketchUp? Entenda aqui!

6 minutos para ler

Você já enfrentou dificuldades no momento de demonstrar as suas ideias para um cliente? Se a resposta foi “sim”, fique por aqui, pois, neste conteúdo, vamos apresentar um modelador 3D que permite a criação de ambientes e objetos que já é muito conhecido e já tem sido amplamente utilizado por profissionais dos segmentos de design e de construção civil.

Estamos falando do SketchUp, cuja versatilidade, eficiência e praticidade já conquistaram um enorme público. A ferramenta, que é capaz de tornar o seu dia a dia mais prático e simples, poderá ser a sua grande aliada para garantir o atendimento das expectativas do seu cliente. E o melhor é que a sua utilização é bastante fácil em razão dos seus recursos intuitivos.

Que tal, então, passar a criar os seus projetos no SketchUp? Para conhecer mais do software e descobrir de que modo ele pode (e vai) revolucionar o desenvolvimento e a apresentação do seu trabalho, basta continuar a leitura!

O que realmente é o SketchUp?

O software, foi lançado no mercado em 2000, é basicamente, um programa de desenho assistido por computador (CAD) que permite que sejam criados objetos e ambientes em 3D. Atualmente, ele é comercializado em duas versões, sendo uma gratuita — o SketchUp Make — e uma paga — o SketchUp Pro.

O diferencial da segunda versão é a possibilidade de elaboração de folhas completas de projeto, com detalhamentos em 2D, além da permissão para realizar trocas de arquivos com outros programas, por exemplo, o Adobe Illustrator e o AutoCAD.

Em comparação aos sistemas utilizados anteriormente e que tinham o mesmo fim, o SketchUp apresenta um uso bem mais intuitivo, o que contribuiu para a sua popularização entre os profissionais que estavam em busca de uma maior eficiência. Por entregar uma boa resposta aos comandos, torna-se mais fácil trabalhar com volumes e formas distintas.

Quais as vantagens de utilizá-lo?

Podendo ser utilizado nos diversos estágios de um projeto, apresentando, inclusive, funcionalidades específicas para cada um, o SketchUp tem um grande potencial para aprimorar as suas habilidades e otimizar a sua produtividade. A seguir, conheça algumas das vantagens de adotá-lo para o desenvolvimento do seu trabalho.

Facilidade de utilização

Esse ponto, embora já tenha sido mencionado anteriormente, merece o maior destaque. Isso porque, para criar projetos no SketchUp, você não enfrentará dificuldades para compreender os menus e executar comandos simples. A ferramenta não exige a realização de cursos ou a leitura de tutoriais complexos, por exemplo, o que acelera o seu fluxo de produção.

Se a versão gratuita do programa atendê-lo, bastará fazer o download e instalá-lo. A sua interface amigável foi justamente o que o fez ganhar tantos adeptos no mundo inteiro em tão pouco tempo.

Compatibilidade com MAC e Windows

Tanto a versão gratuita do software quanto a versão paga podem ser baixadas diretamente pela Internet e ambas são compatíveis com os sistemas operacionais MAC (OS X 10.10, OS X 10.11 e OS X 10.12) e Windows (7, 8 e 10). No caso da versão ‘Pro’, que é paga, ainda é possível testar por 30 dias de modo gratuito.

Apenas é importante conferir se o seu computador atende aos requisitos mínimos para a instalação do programa, que são:

  • memória RAM de 4GB;
  • processador de 2GHz ou um superior;
  • placa de vídeo 3D com uma memória de, no mínimo, 512MB;
  • mouse com botão de rolagem (scroll).

Atualização constante

Outra vantagem de criar seus projetos no SketchUp é o fato de o programa passar por processos de aprimoramento de forma contínua. A razão por trás disso é que os seus desenvolvedores se preocupam em trabalhar de modo constante para melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

Sendo assim, anualmente, são lançadas novas versões do software com correções de erros, aceleração da velocidade de resposta aos comandos, adição de novos recursos etc. Além disso, a capacidade de comunicação com outros programas equivalentes também é frequentemente trabalhada, de modo que os profissionais têm cada vez mais facilidade de atuar em conjunto, de maneira colaborativa.

Ampla gama de extensões

Diferentemente dos outros sistemas CAD, o SketchUp dispõe de uma boa gama de extensões que podem ser acrescidas ou removidas. A “Extension Warehouse”, que é uma espécie de “biblioteca” de plugins, apresenta mais de 400 possibilidades, cada uma delas com uma única função.

Essa vantagem garante aos usuários, entre engenheiros e arquitetos, por exemplo, incontáveis acabamentos que podem ser utilizados nos seus projetos, sendo possível, inclusive, fazer a modelação de objetos de acordo com os itens disponíveis nas lojas. Isso não apenas torna as comparações mais fáceis, mas, principalmente, eleva o nível de realismo das apresentações feitas aos clientes.

Modos de visualização variados

Durante a apresentação de um projeto, a exploração de diversos modos de visualização é um dos elementos mais fundamentais para impressionar o cliente. O software atende com excelência a esse requisito, já que permite que as maquetes digitais sejam observadas de infinitas formas.

A criação de desenhos em 3D possibilita a contemplação nos mais distintos ângulos e em variadas alturas, externa e internamente. Isso revela todos os detalhes e facilita a compreensão do que está sendo proposto.

Além disso, ainda vale destacar que o SketchUp permite a visualização em 360º, o que ajuda na interação do observador com o projeto, enxergando-o tanto de dentro quanto de fora. Essa, inclusive, é uma excelente forma de elevar a percepção de valor.

A arquitetura sempre está em busca de inovações tecnológicas, já que elas desempenham um importante papel nas várias fases do processo criativo, bem como na execução dos projetos em si. Além disso, o próprio mercado demanda que os seus profissionais estejam atualizados quanto ao uso dos melhores recursos para agregar valor ao trabalho desenvolvido.

Nesse sentido, criar projetos no SketchUp pode ser um diferencial. Isso porque o programa entrega incontáveis funcionalidades que não só tornam a atuação do usuário mais fácil, mas também permitem a compreensão das propostas por parte do cliente, em razão do grau de realismo e das possibilidades infinitas de visualização, por exemplo, facilitando a aceitação do seu modelo e destacando você como referência no segmento.

E então? Já utiliza o SketchUp no seu dia a dia? Pretende experimentar a versão gratuita do programa ou adquirir a versão paga, com ainda mais recursos? Deixe o seu comentário e contribua com a sua experiência!

Posts relacionados

Deixe um comentário