fbpx
projetar móveis projetar móveis

5 dicas para projetar móveis e criar um ambiente sofisticado

5 minutos para ler

Em um cenário competitivo como o atualmente visto no setor moveleiro, é necessário sempre estar antenado às tendências e trazer produtos diferenciados para se destacar no mercado.

A automatização já chegou a todas as indústrias — e, no segmento mobiliário, não é diferente. Por essa razão, é necessário ser aberto a implementar novas tecnologias e ao novo e saber tirar proveito de todos os benefícios que os últimos recursos lançados no mercado podem trazer, por exemplo, os programas para projetar móveis.

Quem trabalha com a revenda de mobiliário sabe que, nos dias de hoje, com espaços cada vez mais reduzidos, é necessário criar alternativas e otimizá-los. Justamente por isso, os móveis modulares e planejados representam ótimas alternativas.

Pensando nisso, trouxemos nesse conteúdo algumas dicas de como projetar móveis e aproveitar ao máximo os espaços, mantendo a qualidade e focando no conforto.

Saber fazê-lo com excelência não só garantirá a satisfação do público, mas também representará um diferencial do seu serviço, tornando a sua revenda uma referência no mercado. Vamos lá!

1. Inicie entendendo o que o cliente procura (e, se necessário, ajude-o a definir isso)

Quando se trata de projetar móveis, o primeiro passo, e talvez o principal, é entender o que o seu cliente busca e, a partir disso, fazer um planejamento. Sim, por mais óbvio que isso pareça em um primeiro momento, são essas decisões iniciais que irão te ajudar a traçar um plano, auxiliando-o a oferecer as melhores alternativas dentro das expectativas do consumidor.

Por isso, tenha em mente as preferências do cliente em termos de estilo, conceito, cores, preferências etc. Em seguida, será o momento de analisar o que é prioridade nesse tipo de mobiliário — geralmente, a união de praticidade, funcionalidade, sofisticação e conforto.

No entanto, a avaliação do espaço físico disponível para a instalação do mobiliário é indispensável para que o resultado final seja satisfatório.

2. Aposte na montagem de um showroom

É comum que os clientes, embora interessados em adquirir o mobiliário planejado, não tenham ideia das inúmeras possibilidades de escolha, especialmente em se tratando de otimização do espaço. Por isso, uma ótima opção é ter um showroom – um ambiente especial para expor os produtos e criar ambientes especiais, para inspirar seus clientes.

Isso é interessante porque, além de você poder demonstrar a qualidade, o acabamento sofisticado e os diferenciais dos materiais com os quais trabalha, é possível destacar os pontos altos e mostrar toda a praticidade que a decisão por projetar móveis pode trazer aos clientes.

Não se esqueça, no entanto, de fazer um investimento inteligente na apresentação, considerando, por exemplo, o uso de objetos decorativos, o emprego da iluminação em áreas estratégicas e todos os demais elementos que o ajudarão a criar uma atmosfera agradável e que encantará o potencial consumidor.

3. Tenha bons fornecedores com os quais contar

Em se tratando de projetar móveis, um item que não pode ser deixado de lado é a qualidade da matéria-prima utilizada. Quem trabalha com a revenda de mobiliário customizado precisa ter fornecedores que ofereçam produtos de qualidade e boa durabilidade, além de atender aos prazos combinados.

4. Esteja atento às tendências

Hoje em dia, com o acesso cada vez mais facilitado às informações e a conteúdos do ramo moveleiro, é provável que você também receba clientes que já tenham uma boa noção do que esperar dos móveis planejados — e ainda há aqueles mais engajados que já têm até mesmo um esboço do que é desejado no projeto.

Além disso, com cada vez mais recursos disponíveis na internet — inúmeros canais no YouTube direcionados à decoração de interiores — mostrando o que há de mais moderno e até as apostas inovadoras das casas das celebridades, seu público consumidor está cada vez mais “apto” a identificar o que está em alta e se você está acompanhando as tendências e as novidades do setor.

Sendo assim, busque se atualizar e estudar as novas tendências, para que isso gere novas possibilidades de fechar negócio. Esteja antenado ao contemporâneo e vá além do trivial.

5. Conte com o apoio de uma mão de obra capacitada e comprometida

Por fim, mas não menos importante, a última dica é: conte com profissionais que podem colaborar com seu conhecimento e auxiliar no reconhecimento do trabalho.

Afinal, não adiantaria colocar em prática as outras sugestões, mas não conseguir oferecer um bom atendimento, uma entrega pontual e um bom serviço de pós-venda para solucionar eventuais inconvenientes.

Para fazer da sua revenda um negócio verdadeiramente bem-sucedido, é necessário cuidar de todos os aspectos que envolvem a entrega de um serviço realmente diferenciado ao seu consumidor, de ponta a ponta.

Como visto, projetar móveis com excelência e garantir a satisfação dos compradores, envolve uma série de questões às quais é preciso ficar atento: desde o entendimento da expectativa do cliente, passando pelo apoio de fornecedores confiáveis, até o acompanhamento das tendências e a contratação de um time capacitado e comprometido. Somente assim, será possível de destacar para seu público e tornar-se referência no setor moveleiro.

Agora, se este conteúdo foi útil e você tem interesse em acompanhar as próximas publicações, assine a nossa newsletter. Assim, será possível receber as nossas postagens em primeira mão diretamente na sua caixa de entrada e de forma gratuita!

Posts relacionados

Deixe um comentário