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5 passos para criar um programa de fidelidade para sua loja de móveis

7 minutos para ler

Os programas de fidelidade estão desempenhando um papel cada vez mais importante no mundo do varejo. Isso não é diferente para as lojas de móveis. Afinal, os consumidores estão mais conscientes e exigentes do que nunca, demandando um serviço mais personalizado e experiências marcantes de suas marcas favoritas.

Para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo, os varejistas precisam encontrar maneiras de incentivar os clientes a voltarem sempre ao seu negócio. Programas como os cartões de fidelidade existem há muito tempo.

Entretanto, recentemente se tornaram tão essenciais para praticamente qualquer negócio que queira ter sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador. Um programa de fidelidade ajuda a reter os clientes, incentivando-os a continuar voltando ao seu negócio em vez de ir a um concorrente.

Seria uma forma de recompensar as ações dos cliente, como comprar algo ou se inscrever para um determinado serviço, com pontos ou outros incentivos que podem ser posteriormente trocados por descontos na caixa ou outros prêmios. Quer saber como criá-los? Acompanhe nosso post!

Por que você deveria ter um Programa de Fidelidade?

Um programa de fidelidade é um serviço contínuo, que recompensa os clientes pela repetição de uma ação estratégica para o seu negócio. Ele é fundamental para aumentar a retenção de clientes, o que economiza dinheiro dos varejistas em novos investimentos de captação de leads e aumenta os lucros.

Afinal, a retenção de clientes é muito mais econômica do que a aquisição de novos clientes, tornando-o um dos melhores investimentos que as empresas podem fazer. Manter a satisfação do público é um desafio, mas um programa de fidelidade pode ajudar você a enfrentá-lo.

Pode ser um sistema de pontos, um programa de recompensas cumulativas, Sistema de cashback ou qualquer outra iniciativa que encoraje as pessoas a fazerem compras com mais frequência, aproveitando estes benefícios oferecidos. Com isso, você será capaz de recompensar seus clientes mais fiéis e incentivar os novos a aderirem ao programa.

Quais são os passos para montar um programa de fidelidade?

A seguir, apresentamos um passo a passo simplificado para ajudar você e sua equipe a iniciar seu programa de fidelidade.

Passo 1: Defina seus objetivos

Antes de criar um programa de fidelidade para sua loja de móveis, é importante saber quais são seus objetivos:

  • Que tipo de venda você deseja realizar?
  • O que seus clientes querem experimentar?
  • Quais são algumas das principais métricas que você quer rastrear?
  • Qual é o apelo de sua loja de móveis?
  • O que você quer que seus clientes sintam?
  • Quais valores você quer que eles vivenciem ao fazer compras com você?
  • Como você quer que sua loja se pareça?
  • Que tipos de móveis você estoca?
  • O que você quer que sua marca signifique?

Passo 2: Escolha seu tipo de programa

Há muitos tipos de programas de lealdade. As necessidades de sua loja de móveis é que determinarão qual tipo de programa funcionará melhor para você. Aqui estão alguns tipos de programas de fidelização a serem considerados.

O tipo mais utilizado atualmente são os pontos escalonados. Você dá pontos para cada real gasto, com diferentes recompensas para diferentes níveis do programa. Por exemplo, no primeiro nível, eles ganham 10 pontos por cada 100 reais gastos. Se o cliente acumular um volume maior de compras, ele passa a um segundo nível que dá 20 pontos para cada 100 reais gastos e assim por diante. Uma vez que eles atinjam 1.000 pontos, podem resgatá-los por um cartão presente de R$ 10.

No entanto, apesar de as compras serem uma ação importante, elas não devem ser o único alvo de recompensas. É importante também focar em campanhas voltadas para aumentar o alcance da sua loja. Por exemplo, um cliente ganha 1000 pontos por cada avaliação de produto que escrevem ou ao compartilhar seus posts nas redes sociais.

Passo 3: Decidir sobre recompensas e incentivos

Uma vez decidido sobre o tipo de programa de fidelidade, você pode decidir quais recompensas e incentivos serão mais eficazes para aumentar a fidelidade à marca. Comece com uma lista de todos os benefícios que sua loja de móveis já oferece, e depois acrescente outras que você acha que ajudarão a incentivar os clientes a fazer compras com mais frequência.

Aqui estão algumas ideias para que você possa começar.

  • descontos online: uma certa porcentagem de desconto em uma compra online, um presente gratuito com compra ou uma venda de acesso antecipado;
  • descontos em lojas: uma porcentagem de desconto em compras na loja;
  • serviço de concierge: uma equipe dedicada de especialistas ajuda os clientes a decidir que móveis comprar e como utilizá-los;
  • serviço VIP: Os clientes ganham tratamento especial, como linhas de checkout dedicadas e descontos em determinados produtos.

Passo 4: Determine as ações que você quer encorajar

Todas as empresas têm ações que querem incentivar, mas nem todas têm os mesmos objetivos. Algumas empresas querem incentivar as compras e vendas, enquanto outras querem incentivar a fidelidade à marca e as referências.

Pense nas ações que você quer encorajar, seja porque elas são cruciais para o seu modelo de negócios, seja porque elas impulsionarão o seu resultado final. Aqui estão alguns exemplos:

  • compras: Você quer que seus clientes continuem voltando para comprar mais móveis;
  • engajamento: Você quer que os clientes se envolvam mais com sua marca e com a comunidade construída em torno dela.
  • referências: Você quer que os clientes existentes tragam novos clientes para a loja.
  • indicações sociais: Você quer que os clientes se envolvam mais com a marca e que falem a outras pessoas sobre ela.

Passo 5: Decida como você vai rastrear e medir os resultados

Uma vez escolhido o programa e decidido sobre as recompensas e incentivos que você quer oferecer, você precisa decidir como irá rastrear e medir seus resultados. Você pode fazer isso de várias maneiras diferentes:

  • rastreamento da atividade onlineanalise seu website para ver o volume de acesso, quais páginas os clientes mais visitam e no que eles clicaram. Você pode criar links personalizados para os clientes, a fim de verificar quantas pessoas acessaram por meio deles;
  • rastreamento da atividade na loja:
  • monitore o fluxo de caixa e a movimentação na loja física após o início e término das campanhas;
  • rastreamento de referências: envie um e-mail para novos clientes perguntando se eles foram indicados por alguém.

Um programa de fidelidade é qualquer tipo de serviço contínuo que recompensa os clientes pela repetição de uma ação, aliciando-as com benefícios. É fundamental para aumentar a retenção de clientes. Certifique-se de seguir os passos acima para criar um programa de fidelidade que será bem-sucedido para seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Aproveite a visita em nosso blog e conheça os principais passos para aumentar o ticket médio das suas vendas.

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