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Processos logísticos: como escolher fornecedores que respeitem o prazo de entrega?

Os processos logísticos têm ocupado cada vez mais espaço de destaque nas estratégias do comércio, afinal, os vendedores já perceberam que, por mais que ofereçam o melhor produto e as melhores condições de pagamento, se a entrega descumprir prazos e qualidade, todo o processo de vendas é prejudicado.

É preciso, portanto, olhar para a outra ponta, a da cadeia de suprimentos. Só assim você consegue identificar os gargalos que drenam o tempo de cada etapa logística, para sanar o problema. Quer saber mais? Basta continuar lendo!

A importância de cumprir os prazos de entrega

Os atrasos nas entregas são, seguramente, um dos fatores que mais comprometem o relacionamento com o cliente. Depois de concluída a compra e efetuado o pagamento, o cliente aguarda o recebimento dos produtos com grande expectativa e, muitas vezes, ele conta os dias para ter os produtos em suas mãos. Se essa expectativa se quebra, a relação de confiabilidade fica comprometida.

Os impactos negativos do atraso

No caso de clientes antigos e fiéis, atrasos podem comprometer a sua relação com eles. A percepção de que a sua loja está tendo problemas logísticos, poderá levá-los a pesquisar na concorrência. Se já tiverem um pedido bem-sucedido em outro negócio, há uma grande chance de eles não voltarem a negociar com você. Esse é um risco que se não deve correr.

Além disso, se forem frequentes, esses atrasos podem comprometer seriamente a imagem do seu negócio, isso ocorre porque hoje existem vários sites especializados em reclamações que medem a reputação das lojas e a consulta a eles é feita pela maioria dos compradores que analisam estas avaliações antes de tomar uma decisão de compra.

Esse tipo de problema quase sempre é lido como uma falta de respeito ou excesso de amadorismo. É como se os clientes interpretassem que não houve um cuidado por parte da empresa em seguir todos os processos logísticos corretamente.

Os impactos positivos da pontualidade

Por outro lado, o cumprimento dos prazos ou até o adiantamento da entrega é visto pelo cliente como um investimento na sua relação com ele. Também, é um sinal de eficiência, pois mostra que a empresa é capaz de organizar bem a sua cadeia de suprimentos. Isso acaba criando uma imagem extremamente positiva, capaz de aumentar a recorrência de vendas.

Contudo, atenção! Se a entrega tiver sido agendada, não é recomendável realizá-la antes da hora, pois o cliente pode ter feito alguma mudança na sua rotina, para encaixar o recebimento do produto. Nesses casos, o melhor a ser feito é chegar o mais cedo possível na faixa do horário combinada.

Como melhorar os processos logísticos da empresa

Basicamente, há duas ações que precisam fazer parte de qualquer estratégia de otimização de processos lógicos: utilizar a tecnologia e cultivar boas relações com fornecedores e transportadores. Para além disso, no entanto, vejamos o que você deve fazer para evitar atrasos e complicações.

Otimize a sua cadeia de suprimentos

A otimização da cadeia de suprimentos engloba uma série de ações com a finalidade de tornar os processos mais ágeis e eficientes, eliminando os gargalos de produtividade de modo a promover mais fluidez em todo o fluxo.

Tudo começa pela identificação de ações redundantes, ou seja, tarefas que são executadas, praticamente, da mesma forma com resultados semelhantes. Quando você emite uma nota fiscal, por exemplo, é preciso que ela seja registrada nas planilhas de controle de estoque, de fluxo de caixa, de escrituração fiscal etc. Se esse processo for manual, será necessário que um colaborador insira a informação em cada uma delas, o que toma muito tempo.

Felizmente, a tecnologia de automação tem produzido sistemas com módulos completamente integrados. Com eles, assim que a nota é emitida, o próprio software atualiza instantaneamente o banco de dados de todas as outras funcionalidades.

Monitore toda a cadeia logística

Você deve avaliar diariamente a eficiência das entregas feitas a e por você. Em outras palavras, é preciso ter uma visão de ponta a ponta do momento em que uma mercadoria sai do fornecedor até a sua chegada na casa do cliente.

Ainda hoje, muitos gestores cometem o erro estratégico de olhar somente para a sua própria empresa e, em consequência, não propõem parcerias ou ações conjuntas com os seus fornecedores, por exemplo, para melhorar a qualidade na outra ponta — qualidade esta que impactará diretamente o seu desempenho.

É por isso que é tão importante fazer o controle dos seus fornecedores. Com uma boa ferramenta de TI, você consegue registrar cada um dos seus parceiros e como foram realizadas as transações com ele, identificando com muito mais rapidez uma relação ineficiente. Alguns sistemas oferecem até a funcionalidade de dialogar com os softwares do seu fornecedor, possibilitando a ambos uma visibilidade completa dessa parceria.

Para usufruir de tudo isso, no entanto, é essencial escolher um fornecedor que esteja realmente interessado em construir uma relação de otimização com a sua empresa, em vez de simplesmente lhe vender produtos.

No caso do monitoramento do frete, a tecnologia também será uma aliada essencial. Há hoje ferramentas que permitem um controle completo de cada remessa, por meio de uma integração aos sistemas de GPS, com a elaboração de relatório dos problemas que levaram a cada atraso.

Mantenha um estoque competitivo

O seu estoque deve ser sempre controlado com muita precisão, de forma a garantir que todos os registros na tela do seu sistema de vendas reflitam, de fato, a realidade. Assim, você evita que uma negociação seja fechada sem que haja condições adequadas para a entrega.

Para isso, é necessário apropriar-se da transformação digital e da internet das coisas. Por meio de etiquetas de radiofrequência e sensores, por exemplo, você pode registrar automaticamente toda a movimentação interna de mercadorias.

O principal diferencial para conquistar um estoque competitivo, no entanto, é ter um fornecedor com uma produção constante. Dessa forma, ele será capaz de atender praticamente qualquer demanda sua, desde pedidos de uma ou duas até dezenas de peças.

Como escolher fornecedores de qualidade

Em alguns casos, não são os seus problemas internos, que causam diretamente os atrasos de entrega. Pode ocorrer, por exemplo a situação em que um fornecedor atrase a entrega de mercadorias e você não tenha uma quantidade suficiente no estoque para cobrir o pedido e, em decorrência disso, a sua empresa fica refém de uma terceira parte. Se esse parceiro deixar de entregar o produto, poderá acarretar o cancelamento da venda com o seu cliente — o que poderá determinar o término da relação dele com sua loja. Então, na hora de avaliar um fornecedor, não pesquise somente a qualidade dos seus produtos, mas também o comprometimento dele com os pedidos.

Além disso, nunca deixe de avaliar os estoques do seu fornecedor. Isso é o que dirá a você se ele tem a capacidade de fazer entregas rápidas e eficientes, atendendo as demandas dos seus clientes com segurança e sem atrasos.

Depois de tudo o que vimos até aqui, fica claro por que os processos logísticos de um negócio são essenciais para a sua reputação, não é mesmo? Então, lembre-se de otimizá-lo constantemente com o monitoramento de toda a cadeia e ações corretivas rápidas. Isso evitará que eventuais problemas se multipliquem, comprometendo as suas operações.

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