fbpx
presença online presença online

Por que a presença online é tão importante para a sua loja de móveis?

6 minutos para ler

Faz alguns anos que a internet se tornou parte do dia a dia de todos os consumidores. As pessoas já se acostumaram a pesquisar e comparar ofertas online antes de decidir onde comprar. Naturalmente, as empresas também se adaptaram. É comum para qualquer negócio ou profissional investir em uma forte presença online.

O mesmo princípio se aplica na venda de móveis. É muito mais fácil promover a sua loja se você tem um posicionamento e uma estratégia voltados para os espaços virtuais, principalmente as redes sociais. Apesar disso, não faltam exemplos de empreendedores que deixam esse aspecto do negócio de lado.

Para ajudar você a não cometer esse erro, listamos aqui alguns dos principais motivos para investir na presença online da sua loja de móveis. Acompanhe.

Maior visibilidade para seus produtos

A principal função dos canais online é fazer com que a sua loja seja vista pelo maior número de pessoas possível. Quando um consumidor quer um produto, especialmente de valor mais elevado, o mais provável é que entre na internet e pesquise as opções disponíveis antes de tomar uma decisão. Se você quer conquistar esse cliente, o primeiro passo é fazer com que ele encontre o seu negócio.

Ter uma loja virtual ou estar presente nos principais marketplaces, por exemplo, pode ajudar. Você pode registrar seus produtos, preços, política de entrega e manter os dados do seu negócio sempre atualizados — e se tem uma loja física, também pode registrar seu endereço para que seja exibido no Google Maps. Assim, quando um cliente estiver pesquisando, pode encontrar seu ponto de venda facilmente.

Tornar-se uma figura de autoridade na área

A sua presença online também oferece a oportunidade de nutrir seus clientes. Muitos compradores de móveis têm varias dúvidas sobre o que devem comprar. Quais móveis, quais modelos, qual material etc., isso tudo torna a decisão mais difícil e aumenta as chances de comprar algo que não atende às suas expectativas.

Outra vantagem de estar presente na internet é poder sanar essas dúvidas e educar seu público. Um cliente melhor qualificado tem mais chances de fechar negócio, pois sabe exatamente o que busca.

Além disso, estar à disposição para responder perguntas e oferecer uma boa solução ajuda a construir a sua imagem como uma figura de autoridade. Quanto maior for a sua credibilidade no mercado, mais fácil será atrair novos clientes e obter recomendações.

Estabelecer um relacionamento mais próximo com o público

Ao contrário do que muitos acreditam, o trabalho de relacionamento com o público não acaba assim que a venda é fechada. É aí que boa parte desse trabalho começa.

Manter a proximidade com o cliente e investir em um bom processo de pós-venda é fundamental para elevar a sua credibilidade e para fortalecer suas vendas a longo prazo. Afinal, alguém que já comprou móveis em sua loja, foi bem atendido e encontrou o produto que precisava vai se sentir mais seguro para fazer novas compras.

Os canais online são a melhor opção para manter esse relacionamento. Por meio das redes sociais, você pode se comunicar mais diretamente com o público, mesmo quando não estão procurando ativamente por móveis — e quando chegar o momento, seu nome estará bem fresco na memória.

Redução dos custos por venda

Para fechar um negócio e conseguir uma venda, você precisa sempre fazer um investimento primeiro, tanto de recursos quanto de tempo. Primeiro, deve montar um ponto de vendas e investir em divulgação até que um potencial cliente encontre sua loja. Depois, deve conversar com esse cliente, entender o tipo de produto que busca e fechar negócio. Quanto mais eficiente for esse processo, menores serão seus custos.

Ter uma boa presença online contribui nesse ponto. Primeiro, espaços virtuais são excelentes para divulgar sua marca sem ter que gastar tanto. É possível elaborar estratégias bem mais eficientes com um orçamento menor, o que significa mais vendas com investimento reduzido. Isso tudo contribui para um aumento na sua rentabilidade, só que de forma indireta.

Ampliação do seu público-alvo

Cada empresa tem um público-alvo específico para seus produtos e suas campanhas. É sempre mais eficiente focar em um perfil específico de cliente do que tentar agradar a todos ao mesmo tempo. Porém, mesmo dentro de um nicho, uma boa presença online ajuda a alcançar um número bem maior de pessoas do que imagina.

O primeiro benefício dessa presença é que você pode atingir mais pessoas dentro do mesmo público-alvo. Há bem menos limitações com relação à localidade, pois os seus anúncios e o seu perfil podem ser visualizados facilmente de qualquer lugar.

Além disso, essa também é uma boa oportunidade de diversificar a sua base de clientes. Depois de algum tempo observando seu público e as vendas, você pode encontrar novas oportunidades para oferecer seus móveis a clientes de diferentes perfis.

Junto a isso, também vêm ferramentas para segmentar seu público. Assim, você elabora campanhas e estratégias diferenciadas para cada perfil.

Obter mais informação sobre seus clientes

Conhecer o seu público-alvo é uma das tarefas mais importantes para elaborar boas campanhas de divulgação e facilitar negociações e ofertas. Porém, é bem demorado ou caro coletar alguns desses dados no dia a dia. Felizmente, a internet oferece uma série de recursos e ferramentas voltados para a coleta e análise de dados do público.

Nas redes sociais, por exemplo, você pode obter várias informações sobre seus clientes, como idade, localização, preferências de consumo, entre outros dados. Tudo isso ajuda a criar insights sobre os clientes, os quais contribuem para a melhor orientação do negócio e das suas estratégias.

Também é mais fácil organizar todas essas informações em um ambiente virtual. Esses dados podem ser colocados em gráficos e comparados automaticamente. A partir disso, você poderá tirar conclusões com mais facilidade.

Ter uma boa presença online é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Se você quer usar esses espaços para aumentar o número de vendas na sua loja de móveis, vale a pena investir também na expertise da sua equipe, convergindo todas as ações para elaborar melhores estratégias.

Este artigo ajudou você? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância da presença online.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.