fbpx

Quer saber como recomendar móveis para home office? Entenda aqui!

6 minutos para ler

Em um ano bastante atípico, em que lidamos com medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia, diversas empresas suspenderam temporariamente o trabalho presencial e diversas pessoas passaram a desempenhar as suas funções em casa. Em meados de junho, por exemplo, segundo uma pesquisa do IBGE, cerca de 8,8 milhões de brasileiros trabalhavam de forma remota.

Embora, meses depois, algumas atividades já tenham sido retomadas e esse número tenha reduzido, para muitos esse regime de atividades passou a ser uma realidade permanente. Por essa razão, a importância dos móveis adequados para home office passou a ganhar destaque, já que grande parte dos colaboradores percebeu que a preparação de um espaço adequado em casa é fundamental para a produtividade e para a saúde.

No entanto, diante desse novo cenário, mesmo que muito se fale sobre a importância da ergonomia nos ambientes de trabalho, grande parte dos clientes desconhecem as próprias necessidades, o que torna muito importante a ajuda dos lojistas na indicação do mobiliário ideal. Por isso, neste post, vamos explicar o que se deve considerar para direcionar o consumidor às boas escolhas, identificando o que ele precisa e apresentando os benefícios da cadeira ergonômica para compor o ambiente.

Boa leitura!

O que deve ser levado em consideração na indicação de móveis para home office?

Uma das principais questões a ser pensada durante a escolha de móveis para home office é a disponibilidade de espaço. Isso porque, embora todas as decisões sejam voltadas a priorizar a já citada ergonomia, conhecer as dimensões do ambiente é fundamental para identificar as medidas máximas dos equipamentos que podem compor o local em que o seu cliente irá trabalhar.

Outra ação válida é procurar conhecer um pouco mais sobre as funções desempenhadas pelo seu consumidor no dia a dia, a fim de identificar quais, de fato, são as suas necessidades. O seu cliente precisa de uma mesa de escritório grande, com espaço para duas ou mais telas? É necessário haver um grande número de gavetas para armazenar documentos e materiais de trabalho?

Já a escolha da cadeira, dentre todos os móveis para home office, é a que exige maior atenção aos detalhes. É fundamental que ela seja ajustável e ergonômica, traga conforto e ajude a aumentar a produtividade. Além disso, o modelo deve ser projetado visando o conforto do usuário, já que ele passará a maior parte do dia sentado enquanto exerce suas atividades.

Por essa razão, é necessário que você, lojista, não apenas domine todas as vantagens que as cadeiras ergonômicas podem trazer, mas saiba também explicá-las ao cliente, orientando-o durante a compra. A seguir, dedicamos um tópico inteiro para ajudá-lo nessa tarefa.

Quais as vantagens das cadeiras ergonômicas e como apresentá-las aos seus clientes?

A ergonomia estuda a relação do indivíduo e seu espaço de trabalho, e busca trazer saúde e bem-estar. Para colocá-la em prática e padronizar os produtos, é necessário seguir as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 17. As cadeiras ergonômicas devem atender aos seguintes requisitos mínimos quanto ao conforto:

  • altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função que ele exerce;
  • pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
  • borda frontal arredondada;
  • encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

A seguir, confira alguns dos benefícios promovidos pelas cadeiras ergonômicas.

Diminuem os riscos de dores e lesões nas costas

As cadeiras ergonômicas possuem encosto que oferece apoio e suporte para a curvatura natural da coluna do usuário. Diferentemente dos modelos tradicionais, elas demandam um menor esforço para a manutenção da postura ideal, já que permitem o apoio completo das costas.

Quanto a essas características, vale destacar para o cliente a importância de escolher o modelo mais adequado ao tipo de trabalho que será exercido, a fim de prevenir problemas causados pela permanência em uma má postura por longos períodos. É interessante ressaltar que, ao passar muito tempo sentado, será gerada uma sobrecarga, inclusive, na região lombar (e também nas pernas) e que uma cadeira apropriada reduzirá o desconforto e aliviará a pressão exercida neste local.

Tornam os movimentos mais ágeis

Os modelos ergonômicos equipados com rodízios são opções ideais quando falamos de móveis para home office. Isso porque permitem que o usuário tenha mais liberdade nos seus movimentos, facilitando também a mobilidade enquanto trabalha.

Sobre essa peculiaridade, é interessante também destacar para o cliente que a cadeira adequada ajuda melhorar a produtividade, pois garante o conforto durante a jornada de trabalho. É comum que os colaboradores que estão desempenhando as suas atribuições em regime remoto precisem adaptar o ambiente e conciliar a função profissional com algumas tarefas domésticas e interrupções.

Isso pode tornar necessário levantar e retornar ao assento diversas vezes, por exemplo. A falta de um equipamento ergonômico pode prejudicar a agilidade que a nova rotina exige.

Trazem maior conforto

As possibilidades de ajustes das cadeiras ergonômicas têm enorme relevância quando o assunto envolve o conforto necessário nos móveis para home office. Isso porque, diferentemente dos assentos tradicionais, esses modelos possibilitam que o usuário encontre o apoio e a altura ideais para si, e pode ser alterado caso outro usuário de biotipo diferente queira utilizá-lo.

Quanto a esse ponto, é interessante reforçar para o cliente a importância de se sentir bem acomodado durante as longas horas do expediente. Lembre-o que isso ajudará, por exemplo, a diminuir os efeitos do cansaço ao final do dia e também reduzirá o incômodo de procurar uma melhor posição, ajustando frequentemente o equipamento até que encontre a postura adequada.

Como você viu, os móveis ideais para o espaço de trabalho são aqueles que possibilitam a manutenção das melhores condições em termos de conforto e segurança, e esses aspectos são ainda mais importantes quando se trata da escolha das cadeiras. O mobiliário ergonômico representa uma solução simples para combinar produtividade e bem-estar no cotidiano profissional.

No entanto, como o regime remoto ainda é uma realidade recente para boa parte dos trabalhadores, é comum que os clientes que procuram móveis para home office não conheçam bem todos os pontos que devem ser levados em consideração.

Este conteúdo foi útil? Há outros pontos que você procura destacar para orientar os clientes quanto à escolha da mobília para o home office? Deixe a sua contribuição nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário