fbpx
escolher bons móveis para estudo escolher bons móveis para estudo

Conheça 5 opções de móveis para estudo e suas finalidades

6 minutos para ler

Seja nos tempos de escola, faculdade ou durante um curso é importante saber escolher bons móveis para estudo. Eles fazem toda a diferença no conforto e no desempenho durante uma leitura ou uma aula a distância.

Sua loja muito provavelmente receberá alguns clientes interessados em montar uma área de estudos, ou um pequeno escritório com essa finalidade. Para poder oferecer os melhores produtos, você também deve conhecer quais são os móveis mais adequados e como eles influenciam na hora de estudar.

Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar mais sobre a importância de escolher os móveis certos e listar alguns dos principais que podem ser oferecidos em sua loja. Acompanhe.

A importância de escolher bons móveis para estudo

O conforto de uma área de estudos pode afetar seu progresso, independentemente do conteúdo e do contexto. Veja, a seguir, alguns dos fatores que devem ser considerados ao escolher bons móveis para estudo.

Postura adequada

Para sessões de estudo um pouco mais longas, ter um ambiente confortável é fundamental, principalmente em relação à postura. Se você passar várias horas em uma posição inadequada, seja por causa da cadeira, seja por causa da altura da mesa, logo vai começar a sentir dores e perder a concentração.

Na hora de montar um espaço de estudos, os móveis devem ser escolhidos com base em quem os usará e para quais tarefas eles serão destinados. Devem ser ergonômicos, a altura deve ser adequada e, se necessário, ajustável. Isso contribuirá bastante quando for necessário fazer sessões de estudo mais longas.

Aproveitamento do espaço

Mesmo que um conjunto de móveis pareça perfeito para um espaço de estudos, isso não faz muita diferença se eles ocupam espaço demais. Caso essa estação divida o mesmo espaço que o quarto, por exemplo, será necessário levar em conta a posição da cama, do armário, da porta e quaisquer outros pertences.

Ao escolher os móveis para estudo, eles devem atender também às limitações de espaço. Nesse quesito, vale a pena oferecer alguns móveis multifuncionais, compactos ou retráteis, que possam ser acomodados com mais facilidade.

Maior praticidade

Estudar não envolve apenas ler e fazer exercícios. Uma pesquisa pode exigir que você tenha vários livros abertos ao mesmo tempo. Alguns trabalhos pedem que você manipule ferramentas ou escreva em uma área maior. Qualquer que seja o caso, os móveis devem se adequar à tarefa, não o contrário.

Quando o cliente fala que deseja montar um espaço de estudos, pergunte quais são seus hábitos nesse ponto, que tipo de tarefas realizam e quais são suas maiores dificuldades. Isso ajudará você a oferecer os modelos certos para lidar com sua demanda.

5 opções de móveis para estudo

Mantendo em mente os pontos acima, você já pode oferecer móveis mais adequados para seus clientes. Basta saber como identificar a qualidade dos produtos. Confira aqui alguns dos principais tipos e qual é finalidade de cada um dentro desse ambiente.

1. Escrivaninhas

Quando se pensa em móveis para estudo, essa é uma das primeiras opções que vêm à mente. Escrivaninhas são mesas feitas especificamente para leitura e trabalho, com bastante espaço para acomodar um computador, um caderno de anotações e alguns livros. Também é comum que tenham algumas gavetas, nas quais você pode guardar diversos objetos, como lápis, blocos de notas e afins.

Elas vêm em diferentes modelos e tamanhos, de acordo com a sua aplicação. Se houver pouco espaço disponível, um modelo retrátil, similar a uma entrada de bar, ajuda a aproveitar ao máximo essa área de estudos sem ter que diminuir o espaço útil dentro do cômodo.

2. Bancada

Se uma escrivaninha for muito grande para o cliente, então utilizar uma bancada pode ser uma boa alternativa. Elas também servem como mesas de estudo, mas costumam ser menores e mais simples, com apenas uma superfície para colocar os materiais e acomodar uma cadeira. O tipo de simplicidade que algumas pessoas preferem.

Elas também podem ser retráteis ou multifuncionais, poupando espaço enquanto não estão em uso — essa é uma boa alternativa de baixo custo para quem tem um quarto pequeno ou só não quer investir em nada muito definitivo agora.

3. Cadeiras

Independentemente da escolha entre uma bancada simples ou uma escrivaninha mais completa, todos precisam de uma cadeira confortável para estudar adequadamente. Ficar no sofá ou em um banco por muito tempo não é confortável e pode prejudicar a postura de quem a utiliza. Por isso, o recomendado é ter uma cadeira de escritório ergonômica.

O ideal é que ela tenha altura ajustável e deixe o corpo na posição correta e confortável para evitar dores. Existem diversas opções de cadeiras porém lembre-se de considerar o tempo de uso e a possibilidade de ajustes.

4. Móvel de canto

Para quem prefere estudar na cama, no sofá ou dispõe de um espaço pequeno, uma alternativa é utilizar um móvel de canto, como uma pequena mesa ou criado mudo. Esses podem não ser móveis para estudo, mas podem contribuir em alguns casos.

Para quem passa algum tempo estudando no sofá, por exemplo, ter uma mesinha para colocar materiais de apoio são de grande ajuda. Como já mencionamos, o espaço deve ser adaptado para gerar conforto. Sendo assim, é melhor buscar móveis que contribuam com os hábitos e preferências do cliente.

5. Iluminação

Mesmo para quem estuda no computador ou celular, ainda é necessário ter uma iluminação adequada para não causar exaustão nem perda de saúde. Sendo assim, você também pode oferecer outros complementos junto com os móveis, como luminárias específicas para estudos.

Este acessório é muito útil, especialmente para quem divide o quarto e não pode simplesmente deixar a luz acesa a noite toda. É um pequeno complemento, mas que contribui com o conforto visual e, consequentemente, com a qualidade dos estudos.

Você pode considerar também disponibilizar a opção de adquirir o kit completo, com mesa e cadeira e otimizar suas vendas.

Com essas informações, você já está melhor preparado para vender móveis para estudo em sua loja. Basta saber quais argumentos usar na hora de oferecê-los aos seus clientes e ter um pouco de atenção para identificar quais são suas principais demandas.

E se você quer mais opções para sua loja de móveis, confira também nosso artigo sobre móveis escolares agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.