fbpx

Madeira compensada: quais as vantagens desse material em móveis?

4 minutos para ler

Com o passar dos anos, a madeira compensada ganhou um importante espaço na indústria de móveis, assim como na construção civil, marítima e aeronáutica. Isso porque a sua versatilidade em formatos e tamanhos pode atender a esses diferentes mercados.

Devido a essa variedade de uso e aplicações, conhecer as propriedades mecânicas e estéticas da madeira compensada ajuda a reforçar a argumentação de vendas, gera autoridade para quem revende e abre infinitas possibilidades.

Com isso em mente, nós, da Frisokar, preparamos este material com as principais informações sobre a madeira compensada e suas vantagens na fabricação de móveis. Boa leitura!

O que é madeira compensada?

Primeiramente, precisamos compreender o que é a madeira compensada, ou madeirite. De maneira direta, a madeira compensada é uma folha de madeiras que são sobrepostas. Em outras palavras, são várias lâminas de madeira que formam uma placa resistente.

Visto que a sua estrutura é adaptável e não complexa, seu uso na indústria moveleira tornou-se indispensável. Além disso, a madeira compensada é mais barata e sustentável, pois a madeira utilizada para a fabricação das placas de compensado, geralmente, é proveniente de reflorestamento, sem a presença de aditivos.

Quais as principais características da madeira compensada?

A madeira compensada se destaca pela sua resistência e força, resultado da sobreposição das suas folhas. Essa resistência é alcançada por meio da técnica de granulação cruzada, que fortalece o material.

Além disso, a madeira compensada não absorve muita umidade se comparada a madeiras comuns. Da mesma forma, é mais estável e flexível. Outra característica da madeira compensada é a possibilidade de diferentes acabamentos, espessuras e tamanhos, uma vez que se trata de um produto manufaturado.

Quais as vantagens da madeira compensada em móveis?

Sob a ótica da indústria moveleira, a madeira compensada apresenta uma série de vantagens. Confira a seguir as principais.

Versatilidade

A versatilidade está no topo das vantagens da madeira compensada, Dessa forma, seu uso na fabricação das partes internas das cadeiras, por exemplo, é constante.

Estética

Atualmente, encontramos no mercado diferentes tipos de acabamentos de madeira compensada, desde os mais sofisticados até os mais simples. Contudo, ainda é possível aplicar camadas de tintas e plotagens, por exemplo, para atender a diferentes projetos de decoração.

Preço 

Quando comparamos a madeira compensada com a madeira natural, o custo do compensado é muito menor. Isso porque a madeira compensada é feita com partes da madeira que não são utilizadas para vigas, blocos e tábuas.

Como a madeira compensada é utilizada na indústria?

Como ficou claro, a madeira compensada tem inúmeros usos. Sendo assim, separamos alguns deles para você conhecer:

  • madeira compensada naval: ela recebe esse nome devido ao uso da cola fenólica naval. Como é resistente à umidade e a agentes biológicos, é muito utilizada na fabricação de projetos navais e mobiliários de cozinhas, banheiros e áreas de serviço;
  • madeira compensada resinada: nessa categoria de madeira compensada, as placas são prensadas com cola branca. Sua principal vantagem é o custo-benefício. Seu uso é direcionado a cadeiras de auditórios e móveis para escritórios, por exemplo;
  • madeira compensada plastificada: nessa madeira compensada, encontramos uma característica diferente. Ela é fabricada com cola preta, e a placa recebe uma camada externa de polímero, trazendo a impressão plastificada;
  • chapa OSB: a chapa OSB (Oriented Strand Board) é fabricada em três folhas prensadas e seladas com um preparo de resina, melamina, formol e ureia. Pelo fato de apresentar características estéticas interessantes e por ser mais sustentável, é muito utilizada na indústria moveleira para diversos fins.

Como vimos, a madeira compensada é um material com inúmeras aplicabilidades na fabricação de móveis. É claro que ela não substitui a madeira maciça, mas entrega excelente qualidade mecânica e estética.

Agora que você ampliou o seu conhecimento sobre a madeira compensada, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar sempre por dentro de outros assuntos relevantes da indústria moveleira.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.