fbpx

Entenda o que é logística reversa e como ela funciona

logística reversa

A logística reversa (LR) é uma estratégia que busca melhorar a eficiência dos processos da cadeira de suprimentos por uma ótica inovadora, em vez de pensar apenas no caminho direto — em que um produto é fabricado em um ponto e entregue ao cliente no outro, busca unir as duas pontas, reduzindo o impacto no meio ambiente. Ficou interessado? Então, continue lendo este post para entender melhor o assunto e conferir algumas dicas!

O que é logística reversa?

A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Sabe aquela propaganda em pontos de vendas que estimulam você a retornar pilhas e outros objetos naquele local? Isso é logística reversa. E eles devem estar concentrados em um único local para que a coleta seja otimizada.

Esse conceito foi criado James R. Stock no ano de 1992 porém, tornou-se lei em 2010 – lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Vários itens dessa ação são conhecidos separadamente, como:

  • reparação,
  • reciclagem
  • remanufatura;
  • reforma;
  • recuperação;
  • reutilização.

Pensar em todos esses processos de forma integrada e contínua, no entanto, ainda não é muito comum. Por isso é preciso informar e educar seu consumidor sobre o que é logística reversa e as formas de participar.

No caso das cadeiras de escritório, por exemplo, ela pode ser aplicada ao final do seu ciclo de vida: o produto é encaminhado para a empresa que produziu o item e lá o produto terá a destinação e descarte adequados.

Ela difere do processo de garantia e qualidade, onde um item com defeito ou que precisa ser substituído é direcionado para o setor de atendimento ao consumidor.

Por que devo implementar essa logística?

Você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de plástico do mundo e está entre os que menos recicla, com apenas 1% do total?

Dentre as possíveis soluções estão a destinação correta, a reciclagem e a diminuição da produção de lixo plástico. 

A logística reversa viabiliza a devolução do produto em fase final do ciclo de vida à produtora para que ela dê a destinação e descarte corretos. Esse direcionamento ajuda a proteger o ambiente da poluição e contaminação por esses resíduos. 

Nesse sentido, é importante observar aqui alguns conceitos de entidades profissionais da logística. O Conselho de Profissionais Gestores da Cadeia de Suprimentos define LR como:

o processo de planejar, implementar e controlar um fluxo eficiente e econômico de matérias-primas, estoque, produtos acabados e informações relacionadas, do ponto de consumo ao ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou a disposição adequada. 

Isso significa que ela convida as empresas fornecedoras a assumir um papel de maior protagonismo e repensar seus processos industriais e comerciais para incorporar a logística reversa. Não se trata de reciclagem. O revendedor de móveis precisa vender a ideia da logística reversa a seus clientes, incentivando-os a comprar produtos de empresas responsáveis que protegem o meio ambiente.

Quem deve implementar a logística reversa?

Todos os setores se beneficiam com a implementação da logística reversa. Afinal, ela traz a lógica da eficiência dos processos a todos eles — desde os que produzem bens duráveis quanto os não duráveis. O seu sucesso também está no fato de ela não focar apenas na sustentabilidade, mas mostrar aos empresários que eles podem se beneficiar dos pontos que apresentaremos a seguir.

Quais são as suas vantagens?

Para que você saiba argumentar a favor da LR e adquira esse tipo de produto para a sua loja, mostraremos a seguir alguns benefícios da aplicação do conceito em relação ao mobiliário corporativo. Confira!

Melhoria de processos

A eficiência operacional diz respeito a uma única ideia: fazer mais com menos. E é isso que um sistema de logística reversa bem elaborado promete fazer. Para tanto, você deve planejar seus ativos de logística direta para complementar a LR, criando um diferencial que atrai mais clientes.

É importante pensar sempre em como seus processos podem atender ambas cadeias de forma integrada. Então, mude o seu olhar em relação ao ciclo de vida dos produtos: em vez de vê-lo como algo que tem início, meio e fim, pense em algo realmente cíclico (circular).

Melhoria da imagem das empresas

Pela ótica da responsabilidade social e ambiental, esse é o momento certo para implementar soluções da cadeia de suprimentos sustentáveis, nos mais diversos sentidos. Afinal, hoje todas as empresas com liderança de mercado buscam medidas para implementar ações que protegem o ambiente — o que faz da logística reversa algo ainda mais promissor, capaz de conquistar muito mais clientes.

Aqueles produtos que minimizarem a exploração de recursos naturais e mostrarem um propósito, terão um amplo mercado pela frente. Então, não tenha medo de inovar, pois isso trará vários benefícios para o seu negócio!

Enfim, por tudo o que vimos até aqui, você deve ter percebido que a logística reversa é um conceito que veio para ficar, certo? Por isso, na hora de eleger os móveis corporativos para a sua loja, não deixe de verificar aqueles que permitem um reparo mais simples e cujo fornecedor disponibiliza os componentes de reposição de forma rápida e simples, e ainda cuidam do ambiente.

O FK Grupo criou o programa Destino Certo que engloba qualquer tipo de componente ou produto finalizado (assentos e mesas) fabricados. Saiba mais clicando aqui.

E agora, se você gostou da leitura e quer receber mais conteúdos como este para melhorar a gestão da sua revenda de mobiliário corporativo, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *