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Veja como planejar o lançamento de novos produtos da sua loja de móveis

6 minutos para ler

Fazer um bom lançamento de produto é uma ação comercial fundamental para o sucesso de uma loja de móveis. Afinal, os clientes geralmente têm muito interesse em conhecer novidades para implementar em seus escritórios e espaços corporativos. No marketing, esse tipo de tática é conhecido como gatilho de curiosidade. Entretanto, lançar sem ter uma estratégia, ou seja, de qualquer forma, não basta. É preciso fazer de forma inteligente e focada.

Para isso, o planejamento estratégico é fundamental. Nele, você desenha os segmentos mais importantes do seu público-alvo e desenvolve uma campanha de lançamento que toca nos pontos que irão atraí-lo e possivelmente fidelizá-lo. Quer conhecer algumas dicas para o sucesso? Confira nosso post até o final!

Estude o público que você deseja atingir 

A base de qualquer estratégia de marketing, publicidade e vendas deve ser a segmentação. Trata-se de identificar o seu público-alvo e entender:

  • o que ele quer;
  • quais são suas dores;
  • quais soluções ele já buscou;
  • quais são suas características demográficas, como idade, sexo e poder aquisitivo;
  • quais são seus interesses e hábitos;
  • qual é o seu comportamento de compra;
  • em quais canais de comunicação ele está mais presente;
  • quais são as opções dos concorrentes que ele já conhece.

Tudo isso vai te ajudar a desenhar campanhas com uma mensagem muito mais focada e personalizada e, por isso, mais efetiva.

Faça um planejamento estratégico completo para o lançamento do produto

O planejamento é o pilar do sucesso de qualquer estratégia de lançamento de produtos. Ele permite que você tenha uma visão ampla do mercado, do público e da concorrência. Assim, você pode identificar ações potencialmente mais eficazes para conquistar uma maior fatia do mercado.

Veja algumas análises que podem ser realizadas no planejamento operacional:

  • benchmarketing da concorrência, no qual você estuda quais estratégias de marketing e divulgação eles têm utilizado para produtos deles;
  • análise de riscos (pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades) ao lançamento do produto;
  • análise 5W2H para descrever detalhadamente seu público-alvo e os objetivos da campanha;
  • plano tático-operacional, que abrange as ações a serem implementadas, os passos necessários para realizá-las e um cronograma de trabalho.

Estruture uma boa campanha nas redes sociais

No seu planejamento estratégico, não podem faltar as campanhas de marketing nas redes sociais. Afinal, com exceção do Google, esse é o principal canal utilizado pelos clientes para descobrir novos fornecedores e produtos na atualidade.

O primeiro passo é identificar quais são os canais em que seu segmento de cliente está. Na área de arquitetura e mobiliário para o setor corporativo, os mais populares são:

  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Facebook.

A sua campanha pode incluir estratégias de marketing social orgânico. Em outras palavras, os seus clientes são atraídos espontaneamente pelas suas publicações no perfil devido ao alcance/engajamento obtido.

No entanto, em lançamentos, pode ser interessante a utilização de estratégias de marketing pago. Assim, suas publicações aparecem como anúncios nos stories ou no feed do usuário.

Faça um evento para lançamento e integre com as ferramentas online;

Os lançamentos demandam a realização de eventos para os clientes. Sempre que possível, devem incluir atividades presenciais, como coquetéis, encontros ou preços promocionais. No entanto, mesmo nesse caso, não se descuide do digital. Então, elabore uma estratégia híbrida com parte do evento.

Quais são essas ferramentas online para pós-eventos? Além das redes sociais, é interessante fazer um blog post em seu website, descrevendo o antes e o depois do evento.

Foque na divulgação dos diferenciais competitivos do produto

Existem diversas lojas de móveis no mercado e, a todo o instante, elas estão fazendo ações para chamar a atenção das pessoas. Então, pense que o seu trabalho não é apenas fazer o cliente se convencer de que sua opção é muito boa. Isso não basta. Ela precisa ser mais eficiente do que a dos concorrentes.

Para isso, é fundamental fazer ações que ressaltam os diferenciais dos seus produtos/serviços, como:

  • fornecedores de altíssima qualidade, como a Frisokar;
  • prazos de entrega ágeis;
  • entrega grátis;
  • atendimento ao cliente impecável.

Identifique o que você pode oferecer de melhor do que a concorrência e enfatize esse ponto nas suas campanhas.

Tenha um cronograma bem definido

Lançamentos sem cronogramas tendem a não serem implementados. Afinal, há diversas atividades ocorrendo simultaneamente nos negócios e isso faz com que essa estratégia fique para trás. Isso é um erro, pois, os lançamentos são momentos em que as lojas ganham bastante visibilidade e atraem potenciais clientes.

Além disso, as melhores campanhas de lançamento são aquelas com ações diferenciadas. Em outras palavras, em vez de anunciar as novidades e eventos de uma só vez, é preciso ir aguçando a curiosidade do público aos poucos.

Então, em uma semana, você anuncia que novidades chegarão em breve à sua loja, mas não conta quais são. Na outra, você convida alguém para comentar o que achou dos novos produtos e marca uma data para revelar quais são eles.

Por fim, você mostra quais são os produtos e convida os clientes para o evento de lançamento. É preciso oferecer alguma vantagem para quem comparecer, como:

  • promoções;
  • brindes exclusivos;
  • condições diferenciadas;
  • coquetéis, entre outras.

O mais importante é provocar um senso de urgência no público-alvo: fazê-los pensar que não podem adiar a decisão de compra.

Mostre seus fornecedores

Em negócios que envolvem a revenda de produtos, é muito importante mostrar quem são os fornecedores. Afinal, eles geralmente são mais reconhecidos do que você entre os seus potenciais clientes. Ao inseri-los nas mensagens das suas campanhas, a autoridade é transferida. Assim, o poder de convencimento é maior.

Esse é um dos motivos que faz a escolha de um fornecedor ser tão importante. Se a imagem dele for negativa para seu público-alvo, a rejeição vai se transferir para a sua loja como um todo. Então, é um risco não apenas para o lançamento em si, mas para toda a sua estratégia comercial.

Com a aplicação dessas dicas nas suas campanhas de lançamento de produtos, sua loja de móveis terá muito mais chances de sucesso. Por meio delas, você melhora seus resultados e ganha mais competitividade.

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