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Como gerar mais leads e aumentar as vendas do seu negócio?

6 minutos para ler

Embora possamos dizer que a tecnologia — e todos os recursos e as inovações que chegaram com ela — foi recentemente inserida de forma tão abrangente no nosso cotidiano, provavelmente hoje, não conseguiríamos mais imaginar o nosso dia a dia sem todas as facilidades com as quais rapidamente nos habituamos.

No meio profissional, inclusive, a sua relevância toma uma proporção ainda maior.

Antes de analisarmos as possibilidades que a tecnologia nos trouxe, porém, é necessário conceituar um termo do qual falaremos bastante neste material e que não pode ser, de forma alguma, um elemento desconhecido: o lead. De forma breve e resumida, podemos defini-lo como o seu potencial cliente, ou seja, a personificação de uma oportunidade de venda.

No entanto, como gerar mais leads, afinal? Qual o papel da tecnologia e as suas funcionalidades desempenham para esse fim? Os questionamentos, de fato, são muitos e responderemos a cada um deles neste conteúdo. Continue a leitura!

Como a tecnologia está mudando o universo das vendas e de que forma se relaciona com o marketing digital?

Fato é que as mudanças pelas quais o mundo vem passando têm sido rápidas, e isso é uma verdade em todos os setores — e, ao mesmo tempo em que tudo se transforma, os conceitos já existentes se reinventam e dão lugar ao novo. Assim aconteceu com o marketing atualmente, que se tornou mais digital do que nunca.

O acesso à informação é mais democrático, o público consumidor é melhor informado, os concorrentes estão (quase literalmente) na palma da mão da sua audiência e, em meio a um mercado que se torna a cada dia mais concorrido, é necessário investir em estratégias para atrair leads e elevar suas vendas. Estar presente na internet e criar novas alternativas são medidas importantes para não ficar para trás.

Quais estratégias para gerar mais leads podem ser implementadas?

Descubra quem é a sua persona

Inicialmente, vale reforçar que a persona pode ser entendida como uma representação semi-fictícia do consumidor ideal de um negócio. Ou seja, quando sugerimos que você busque conhecer a persona da sua empresa, nada mais queremos dizer do que: “saiba para quem você vende os seus produtos”.

Afinal, de que outro modo seria possível se comunicar com o seu consumidor sem conhecê-lo? Na tentativa de gerar mais leads, por vezes, as empresas tentam atuar de modo a atingir diversos tipos de públicos, mas acredite: essa não é a melhor estratégia. Saiba segmentar e, mais do que isso, personalize a sua forma de se comunicar.

Mesmo que o seu negócio tenha mais de uma persona — sim, isso é possível —, é fundamental entender cada uma delas, bem como as suas dores e as suas necessidades. Dessa forma, será viável atendê-las de acordo com as suas respectivas especificidades, suprindo as expectativas de cada nicho.

Invista em marketing de conteúdo

Aqui, basicamente, o que tentamos dizer é: ofereça informações à sua audiência. Quando pensamos em como gerar mais leads, é necessário que consideremos que, no topo do processo de decisão de um potencial cliente, reside o estágio da informação.

Isso quer dizer que, em um primeiro momento, naquele contato inicial com o seu negócio, o consumidor ainda não quer conhecer os seus produtos e as soluções que você pode oferecer para os problemas que ele enfrenta. Na verdade, na maior parte das vezes, esse cliente nem mesmo sabe que existe um problema a ser solucionado.

O maior erro de muitos empreendimentos em se tratando de marketing digital é justamente tentar acelerar a transição do cliente pelo funil de vendas, vinculando em excesso as informações sem focar no que realmente é importante.

Entenda que, nesse estágio inicial da interação entre o consumidor e a marca, é recomendável oferecer materiais de qualidade, que permitam que o próprio leitor identifique os seus anseios e, a partir desse ponto, passe a buscar uma solução.

Aposte em buscas orgânicas

Imagine que um potencial consumidor está em busca de um produto, como cadeiras ergonômicas e com rodízio para um pequeno escritório de advocacia. Ele resolve, então, fazer uma pesquisa de preços e utiliza um buscador para estudar as alternativas disponíveis no mercado.

Provavelmente, ele irá comparar os preços das lojas que ocuparem a primeira página de resultados, como normalmente acontece, sem nem avançar para a próxima.

É justamente por essa razão que você deve otimizar tanto quanto possível o seu conteúdo (aquele sobre o qual falamos no tópico anterior), aplicando corretamente as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) — um conjunto de táticas que ajudam a melhorar a posição de uma página nos resultados dos buscadores, gerando mais conversões —, para assegurar um bom posicionamento.

Assegure a satisfação dos clientes

Um público consumidor satisfeito é, sem dúvidas, a melhor publicidade na qual você pode investir. Isso porque é comum que as pessoas procurem informações com outras a respeito das experiências vivenciadas com determinado negócio ou produto e, aqui, entra a relevância da famosa propaganda boca a boca: quando um cliente satisfeito compartilha sua experiência com outros ou faz comentário positivo por livre iniciativa, causa um maior impacto no resultado. Ou seja, um lead que é gerado por meio da recomendação de um cliente satisfeito com a sua marca é muito mais qualificado, havendo uma tendência maior a comprar seus produtos.

Sendo assim, mesmo após a finalização de uma venda, mantenha uma relação com os seus consumidores e faça um bom pós-venda, mostrando-se disponível para sanar qualquer dúvida ou solucionar qualquer dificuldade ou problema em relação ao funcionamento do produto adquirido, por exemplo.

Como você viu, em se tratando de descobrir como gerar mais leads, muitas são as ações que podem ser adotadas pelo seu negócio a fim de elevar as suas vendas e gerar melhores resultados, bastando estudar as que fazem mais sentido para o seu público e para o seu nicho de atuação.

Ao final, porém, não se esqueça de qualificá-los, empregando maiores esforços naqueles potenciais clientes que apresentam maior probabilidade de fechar negócios e evitando a perda de tempo com os que demonstram um baixo potencial de compra.

Este conteúdo sobre como gerar mais leads foi útil? Então, aproveite para continuar aprofundando os seus conhecimentos, faça o download do nosso guia definitivo de vendas no setor moveleiro e eleve os seus resultados exponencialmente!

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