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6 gatilhos mentais em vendas e por que funcionam? 6 gatilhos mentais em vendas e por que funcionam?

6 gatilhos mentais em vendas e por que funcionam?

3 minutos para ler

Há muitos elementos envolvidos no processo de vendas. Não se trata apenas da qualidade do produto, mas também da forma como ele é apresentado e das técnicas que você usa para levar os clientes a decidirem a compra. E um dos principais pontos a serem considerados é o uso dos gatilhos mentais em vendas.

Como o nome diz, esses gatilhos são formas de apresentar a informação, que geram uma resposta direta. Eles levam o público a tomar uma ação mais facilmente, o que é muito importante para aumentar o número de vendas em sua empresa. Basta conhecer alguns deles e saber quando e como usá-los.

Veja aqui alguns dos principais gatilhos mentais utilizados em vendas e por que eles funcionam!

1. Autoridade

Esse gatilho é um dos mais simples. Em essência, quando uma informação ou sugestão vem de uma fonte com autoridade no assunto, ela tende a ser aceita mais facilmente. Isso acontece porque, mesmo com amplo acesso à informação, é difícil para uma pessoa identificar os dados corretos e tomar uma decisão. Por isso, buscamos orientação dessas figuras especializadas.

2. Confiabilidade

Bem ligado ao ponto anterior, o gatilho da confiabilidade é uma forma de marcar uma informação como algo seguro. A autoridade também serve esse propósito, mas há outros métodos envolvidos – por exemplo, se o vendedor ou outras pessoas de confiança também utilizam os produtos e serviços da empresa. Isso indica que ela cumpre o que promete e pode ser confiada.

3. Escassez

A raridade de um objeto é um elemento importante em seu valor. No caso das vendas, você pode produzir um efeito similar por meio do gatilho da escassez. Por exemplo, você pode oferecer um produto exclusivo ou com estoque limitado. Isso aumenta seu valor aos olhos do cliente, acelerando sua decisão.

4. Novidade

Muitos produtos podem ganhar bastante destaque por serem inovadores e únicos, especialmente quando se trata de algo relacionado à moda ou decoração. Se você traz algo inédito para o mercado, há boas chances de que uma parcela considerável dos seus clientes seja atraída simplesmente pela novidade inicial. É algo importante para quem está lançando um produto novo ou uma marca recém-criada.

5. Reciprocidade

Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes. Reciprocidade significa que ambas as partes envolvidas trocam algo entre si. No caso das vendas, uma forma de fazer isso e agradar sempre ao consumidor é oferecer algo e pedir outra coisa em troca. Por exemplo, você pede que um lead se cadastre em sua newsletter para receber um e-book com um material de seu interesse. Trata-se de uma forma simples de estabelecer essa primeira ligação.

6. Urgência

Assim como o gatilho da escassez, a urgência é uma forma de acelerar a decisão de venda ao criar uma janela de oportunidade restrita – por exemplo, uma promoção que dura apenas um tempo. Quando o cérebro humano se depara com a possibilidade de perder essa oportunidade, tende a decidir a compra de forma mais rápida.

Ao implementar esses gatilhos mentais, você notará uma melhoria considerável em suas vendas. A questão é saber como implementá-los da forma certa para atrair um público maior.

Quer mais dicas para melhorar seus negócios? Então confira aqui nosso artigo com as melhores técnicas de vendas para sua loja.

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