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Quais são as principais estratégias de marketing digital? Confira aqui

estratégias de marketing digital

O marketing digital é imprescindível para trazer visibilidade para qualquer empresa atualmente. Isso porque passamos grande parte do nosso dia conectados. Seja nas redes sociais ou na busca de informações, ou mesmo comprando online, é certo que os hábitos dos consumidores mudaram.

Segundo a IAB Brasil, órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar.

Destacar-se nesse meio, portanto, se tornou tão importante quanto estar presente nas mídias offline. Existem diversas formas de chegar no seu cliente, de forma inovadora. Quer saber quais são? Então acompanhe essa leitura e confira as principais estratégias de marketing digital!

O que considerar para elaborar uma boa estratégia de marketing digital?

O ambiente digital mudou a forma de fazer marketing para clientes e empresas. Existem algumas vantagens, além de estreitar as relações entre público e marca:

  • Interatividade e engajamento com a sua audiência – o foco não é mais o produto, e sim a experiência do usuário;
  • Análise e mensuração: é possível medir os resultados das ações através dos canais online com mais facilidade e precisão;
  • Direcionamento: é possível definir os canais mais adequados para determinada linguagem e tipo de comunicação.

Quais são as ações mais simples que podem ser adotadas rapidamente?

Em geral, no marketing, é sempre melhor começar pelo mais simples e incrementar progressivamente as estratégias. Com isso em mente, seguem algumas alternativas que podem ser exploradas.

Site Institucional e blog

Uma das primeiras estratégias de marketing digital para bons resultados online é a criação e desenvolvimento de sites e blogs corporativos. Afinal, sua empresa precisa de um canal principal, que seja bem posicionado e transmita a cultura e os valores da empresa, além de apresentar os benefícios dos seus produtos ou serviços.

Antes de iniciar, é importante que você possua um domínio próprio (o endereço www.suaempresa.com.br). Com ele, além de poder criar emails personalizados (que passa maior segurança ao cliente) é possível criar um site institucional, com as informações que seu cliente precisa, apresentar projetos, cases e também missão e visão da empresa.

Ele precisa ser prático e objetivo, e possuir a versão responsiva (que se adapta aos dispositivos móveis). Além disso, para sua estratégia é importante que ele possibilite a criação de um blog, para poder inserir conteúdos que vão atrair possíveis clientes e ajudar com que apareça nas buscas do Google. Esses conteúdos são desenvolvidos com base nos interesses e necessidades do seu público alvo, como por exemplo dicas de como escolher o melhor mobiliário, formas de conservá-lo, entre outros – são recursos valiosos para gerar uma base de contatos e realizar novos negócios.

O blog é um canal exclusivo da sua empresa, sem interferência e distrações que outros canais podem ter. Você pode publicar o que quiser, no horário que desejar. São normalmente fáceis de editar e administrar. Ao criá-lo é importante aplicar técnicas de otimização de busca, o conhecido como SEO, utilizadas para ranquear o conteúdo nos buscadores conforme qualidade e relevância.

Marketing de conteúdo

Com consumidores cada vez mais exigentes e a disponibilidade de diversos meios para pesquisar as melhores soluções para as suas dores, surgiu uma nova estratégia que, em vez de focar na persuasão, educa os clientes para depois convertê-los: o marketing de conteúdo.

Essa metodologia permite a criação e compartilhamento do conteúdo relevante para seu público-alvo. Com isso é possível construir uma relação de confiança onde sua marca se torna referência no tema.

Aqui, posts em blogs e e-books são muito utilizados. À medida que informam dão subsídios para que se tome uma decisão. E você também pode apresentar seu produto e mostrar os diferenciais.

Considerando a página da sua loja de móveis corporativos, por exemplo, é possível explorar diversos assuntos importantes para a sua persona, como:

  • produtividade e eficiência em escritórios;
  • tendências de RH, como trabalho colaborativo;
  • relevância de espaços compartilhados;
  • ergonomia;
  • tipos de mobiliário;
  • decoração empresarial;
  • como escolher bons materiais para cadeiras e mesas, entre outras ações.

Para isso é preciso conhecer bem seu público alvo, para elencar conteúdos que sejam realmente relevantes para ele.

Links patrocinados

Investir em plataformas de anúncios é uma das estratégias que gera retornos de forma rápida: assim que ativadas, elas já entram no ar e o público já começa a ser impactado por ela.

Oferecem maior alcance e investimento acertado. Além da agilidade maior se comparada as técnicas orgânicas, possui controle de palavras-chave, orçamento, segmentação e relatórios, que podem ser verificados e ajustados a qualquer momento.

Entre as mais conhecidas e utilizadas estão o Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads (essas plataformas possibilitam inserir anúncios em sites de grande acesso como o Google, o You Tube e o Facebook).

E-mail marketing

Com essa estratégia é possível criar relacionamento e engajamento de seus clientes. Uma boa campanha deve contar com conteúdo personalizado e direcionado para listas segmentadas, onde os clientes são classificados de acordo com suas características e interesses – uma boa dica é utilizar página de captura do email para quem realmente estiver interessado no seu produto.

É importante frisar que é preciso formar uma base de contatos próprias. Muitas empresas vendem listas de contatos, mas é importante NUNCA comprá-las. Além da possibilidade de não ser o seu público alvo, muitos contatos podem estar errados ou serem inexistentes fazendo com que seu domínio (www.suaempresa.com.br) caia em black list e fique bloqueado, ou ainda pior, seja cancelado por prática ilegal de envio de spam.

As pessoas que recebem esses emails optaram em algum momento por receber comunicações da empresa, ao contrário do que acontece com o spam. Por isso, as chances de abertura e clique são maiores. Um bom e-mail marketing tem conteúdo personalizado, o que garante mais chances de despertar o interesse daquele grupo de pessoas e seus resultados são facilmente mensuráveis.

Social Media Posts

As redes sociais tem que estar presentes na sua estratégia de marketing digital! Nós brasileiros passamos em média 225 minutos online diariamente .

Elas são canais online ideais para o trabalho de marketing digital da empresa. Além de assertiva, apresenta possibilidade de interação mais criativa, o que acaba gerando maior contato com a marca. Por isso são os melhores canais de relacionamento de qualquer empresa.

Para iniciar, tenha uma página para a empresa, e mostre para as pessoas que você está presente e disponível para atendê-los. Invista também em conteúdo para gerar conversas e criar relacionamentos com seus clientes e seguidores.

Você não precisa estar necessariamente em todas as redes sociais. Avalie quais são mais utilizadas por sua audiência e a quantas você consegue se dedicar (muitas vezes fica inviável o gerenciamento, e o perfil pode ficar abandonado, o que acaba interferindo negativamente na imagem da empresa).

WhatsApp marketing

O WhatsApp, já há algum tempo substituiu as estratégias de SMS marketing por trazer mais dinamismo. Com ele, além de disparar ofertas, seus colaboradores podem conversar diretamente com os clientes de forma personalizada através do whatsapp business, a fim de melhorar a comunicação.

Como quase todo mundo utiliza essa ferramenta, você ainda terá a segurança de que a sua mensagem chegou e tem grandes chances de ser lida. É preciso, no entanto, se certificar de que a sua campanha seja precisa na segmentação. Lembre-se: mensagens longas e massivas causam desinteresse, por isso você precisa ser direto e acima de tudo, criativo.

Com essas ações iniciais, as estratégias de marketing digital têm grandes chances de sucesso. O principal, é traçar um planejamento e depois iniciar essas ações. O mundo virtual funciona de forma bem diferente do offline, por isso, precisamos respeitar essas especificidades, senão todo o potencial de resultados será perdido.

Então, gostou da leitura? Agora, se quiser conhecer ainda mais dicas para que a sua loja de móveis corporativos seja bem-sucedida com os clientes, não deixe de assinar nossa newsletter!

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