fbpx
estação de trabalho escritório estação de trabalho escritório

Estação de trabalho para escritório: quais as vantagens desse item?

6 minutos para ler

Nos últimos anos, a demanda por móveis para escritório aumentou bastante. Além do maior número de empreendimentos precisando desses itens, também houve um crescimento considerável nas pessoas trabalhando em Home Office e escritórios de coworking. E, em todos esses casos, é importante que cada profissional tenha uma boa estação de trabalho no escritório.

Você muito provavelmente terá que lidar com clientes buscando alguns desses itens. Seja para substituir algo com defeito, seja para montar a própria estação. Em ambos os casos, você deve entender qual é a demanda desse cliente e como fazer a oferta certa para o público.

Acompanhe e entenda tudo que precisa saber para fazer um bom negócio.

O que é a estação de trabalho do escritório?

Uma estação de trabalho é, essencialmente, o local designado a cada trabalhador, seja dentro de casa ou em um escritório com várias pessoas. Ela deve conter todos os recursos necessários para que o profissional execute suas tarefas na empresa, além de ter boa qualidade para garantir algum conforto e eficiência.

Quais são seus benefícios para o escritório?

O primeiro passo para fazer a sua oferta é mostrar ao cliente a importância de investir em uma boa estação de trabalho para escritório. Nesse caso, há três fatores principais que você pode destacar.

Conforto dos colaboradores

Considerando que a equipe deve passar boa parte do dia em suas respectivas estações de trabalho, é importante que elas sejam minimamente confortáveis. Além de dificultar a concentração, um ambiente ruim também pode levar a problemas de saúde, prejudicando o colaborador e a empresa ao mesmo tempo.

Otimização do espaço

Mesmo em grandes escritórios, espaço é sempre um recurso escasso. Por isso empreendedores devem planejar seus escritórios com cuidado para obter o máximo de benefício em relação ao que está disponível. Bons móveis contribuem bastante nesse ponto, pois permitem a melhor distribuição da equipe sem prejudicar seu conforto.

Produtividade da equipe

A qualidade da estação de trabalho do escritório também impacta diretamente na produtividade da sua equipe. Com a distribuição correta de móveis e recursos, é mais fácil para os colaboradores circularem, além de terem todas as ferramentas que precisam ao alcance.

Quais tipos de estação de trabalho de escritório ofertar?

Dependendo das necessidades de cada cliente, você pode oferecer diferentes modelos de estação de trabalho. Cada uma tem seus prós e contras. Portanto, presta atenção no que seu cliente busca e quais são suas dificuldades antes de fazer uma oferta.

Vejamos, a seguir, os principais exemplos.

Asa delta

Também chamada de “ilha”, essa é uma estação de trabalho composta por uma mesa em forma de “X”, com uma pessoa dentro de cada vão entre os traços. Seu maior benefício é a proximidade, pois os colaboradores não só compartilham o mesmo móvel como também estão voltados uns para os outros. Excelente para pequenos grupos que precisam se comunicar regularmente. Além disso, também é bem eficiente em termos de espaço.

Bancada

Trata-se de uma mesa longa e contínua, com várias pequenas estações de trabalho ao longo dela, podendo ter ou não ter divisórias entre elas. São um dos tipos mais comuns hoje em dia, pois permitem acomodar uma equipe bem ampla de forma eficiente, mas ainda deixando cada indivíduo focado em seu próprio trabalho. A mesa pode ser dedicada a um setor específico, deixando a comunicação ainda bem fácil entre todos os colaboradores.

Guichê

Esse é o tipo de estação de trabalho para escritório que você vê em call centers e ambientes similares. Cada célula do guichê tende a ser bem pequena, com uma divisória que quebra completamente a visão entre uma e outra. O guichê comporta o maior número possível de pessoas em seu espaço, o que aumenta o desconforto no geral. Há casos em que isso não é tão impactante, como em turnos mais curtos, mas é importante ter essa limitação em mente durante a negociação.

Mesa em L

Quando falamos em executivos, gestores e outras pessoas que têm um escritório próprio, uma mesa em L é o mais comum. Ela acomoda uma pessoa, mas oferece bem mais espaço e conforto. É o móvel ideal para quem trabalha com muitos equipamentos e/ou papelada ao mesmo tempo, além de ser útil na hora de atender um cliente no escritório.

Quais são os principais componentes da estação de trabalho no escritório?

Para montar uma estação de trabalho de qualidade, vários móveis são necessários. Enquanto estiver conversando com um cliente, sempre mencione os seguintes intens.

Armários

Mesmo armários pequenos podem ser muito úteis no dia a dia da equipe. Seja para guardar pertences pessoais ou organizar material de trabalho. Você pode oferecer um armário maior para ser compartilhado por todos no mesmo setor. Não é algo que fará sentido para todo escritório, mas vale a pena considerar se ele ajudará o cliente na montagem de sua estação de trabalho.

Cadeiras ergonômicas

Conforto e ergonomia são características indispensáveis em qualquer cadeira de escritório. Afinal, se você tiver que passar várias horas seguidas no mesmo lugar, é importante cuidar da sua postura e evitar problemas de saúde. Sempre recomende cadeiras com altura ajustável e assento flexível, pois elas proporcionam mais conforto e se adéquam a diferentes corpos.

Divisórias

Em alguns escritórios, é importante ter uma separação clara entre cada estação de trabalho, seja por privacidade, para facilitar a concentração, reduzir o ruído ou evitar acidentes. Algumas mesas para escritório já incluem essas divisórias em seu design, seja como parte essencial ou como algo opcional. Mais uma vez, sua importância dependerá do cliente.

Mesas adequadas

Já mencionamos alguns tipos de mesas e como elas se adéquam a cada tipo de estação de trabalho no escritório. Na hora de oferecer essas opções ao seu cliente, leve em conta o modelo de escritório e quais delas melhor atendem às suas demandas.

A qualidade de cada estação de trabalho no escritório afeta a produtividade da equipe e a qualidade de vida dos profissionais, seja em uma grande empresa, ambiente de coworking ou no Home Office. Tudo que você precisa fazer é identificar as necessidades do cliente e fazer a oferta certa para atendê-las.

Quer oferecer móveis de maior qualidade para seus clientes? Então, visite o site da Frisokar e conheça nosso catálogo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.