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4 dicas de decoração home office para repaginar o ambiente 4 dicas de decoração home office para repaginar o ambiente

4 dicas de decoração home office para repaginar o ambiente

6 minutos para ler

Não existem dúvidas de que o regime de trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. Ainda que a migração em massa para a modalidade tenha ocorrido em razão do período pandêmico atravessado — e, consequentemente, pela necessidade de manter o isolamento social como medida preventiva —, empresas e trabalhadores notaram benefícios no formato que justificam a sua adoção definitiva ou parcial.

Fato é, que essa alteração no modelo de trabalho, ao menos para a grande maioria, aconteceu às pressas, de modo que não houve tempo para a preparação de um espaço a ser dedicado ao desempenho de suas tarefas. Agora que as pessoas se voltaram mais às casas e sua decoração, um dos cômodos que deverá receber atenção especial é o home office.

Afinal, mais do que uma preocupação estética, a forma como o ambiente é organizado e o mobiliário influenciam expressivamente a produtividade. Por essa razão, mais do que nunca, é hora de você, revendedor, se preparar para orientar esse público quanto às melhores escolhas. Continue a leitura do post e veja como fazer isso com excelência.

1. Oriente-os quanto à necessidade de ter um espaço ideal

Em muitos casos, não é possível dispor de um cômodo inteiro para fazer a decoração home office. No entanto, isso não é necessariamente um fator determinante para o (in)sucesso da organização do ambiente.

O que realmente é conveniente é ter um espaço — que pode ser uma área livre do quarto, do closet ou de qualquer outro local que seja menos movimentada – que ofereça alguma privacidade e, é claro, que comporte o mobiliário necessário para trabalhar. Então, o primeiro passo para auxiliar o seu cliente é estimular essa reflexão a respeito de qual lugar da casa pode ser adaptado para servir a esse fim.

Acredite: ir além do “mais do mesmo” esperado e buscar atender às necessidades dos seus consumidores de ponta a ponta fará toda a diferença, impactando, inclusive, a fidelização.

2. Explique a importância de investir em uma boa iluminação

Ainda que nem todos saibam, a intensidade da luz tem uma forte relação com o nível de produtividade em longo prazo. Afinal, as lâmpadas de tonalidade demasiadamente amarela geralmente deixam o indivíduo em estado de relaxamento e consequentemente pouco produtivo.

Entretanto, isso não necessariamente quer dizer que as muito brancas são a solução ideal — como muitos pensam. A verdade é que elas podem ser tão estimulantes a ponto de causarem o efeito oposto, cansando a visão em um período curto de tempo.

Sendo assim, explique esses aspectos a serem considerados ao potencial cliente e aconselhe-o a optar por uma lâmpada neutra. Se o espaço dedicado ao trabalho remoto for integrado a outros ambientes, uma boa alternativa é adquirir uma luminária de mesa (que é um item que também pode fazer parte do seu catálogo de produtos) e se possível também aproveitar a iluminação natural.

3. Incentive-os a investirem em mobiliários ergonômicos

A maior parte dos trabalhadores atua em tempo integral, o que significa que esses profissionais passarão, pelo menos, cerca de oito horas diárias no local determinado para o exercício das suas funções. Nesse contexto, em se tratando de decoração home office, a ergonomia deve ser a palavra-chave.

Contudo, boa parte do público que vai à busca dos móveis para a composição do escritório em casa desconhece os elementos que devem ser levados em consideração para, não somente garantir um conforto maior, mas também para preservar sua própria saúde. Então, mais uma vez, como revendedor, esse é um ponto sobre a qual você pode — e deve — focar.

Explique a importância da altura da mesa, indicando que o pescoço do profissional deve se manter reto quando ele olha para a tela do desktop/notebook. Além disso, também ressalte o quanto é fundamental que os acessórios utilizados, como o mouse e o teclado, sejam posicionados de modo que os braços dele fiquem a um ângulo de 90º em relação a esses itens.

Também destaque o quanto é fundamental ter uma atenção especial à escolha da cadeira, que deve ser ergonômica e acomodá-lo agradavelmente. Nesse sentido, ressalte, por exemplo, que o modelo de maior valor não é necessariamente o ideal — isso, inclusive, vai fazê-lo perceber que o seu intuito não é exclusivamente fechar a venda. Oriente-o, nesse caso, a buscar a cadeira ideal para seu tipo de uso.

Nesse momento, pode ser interessante aproveitar para oferecer um item que é comumente esquecido, mas que pode fazer uma total diferença para a manutenção de uma boa postura: o suporte para os pés. Isso ajudará até mesmo a evitar dores na coluna que, ao longo do tempo, podem evoluir para uma condição crônica.

4. Estimule-os a darem atenção também à pintura das paredes

Mais uma vez, ainda que você atue com a revenda de mobiliários, ir além do lugar-comum e demonstrar uma preocupação genuína com outros aspectos que fazem a diferença em se tratando da decoração home office é um diferencial competitivo em relação a outras lojas. Nesse sentido, é interessante destacar a importância de apostar em um pintura que impacte positivamente a produtividade do profissional.

É sabido que as cores têm esse poder de influenciar o nosso estado emocional, então, isso se torna um fator primordial em relação à modalidade remota de trabalho. A decoração desse espaço requer a escolha de cores que não somente favorecem a tranquilidade, mas também privilegiam a concentração dos colaboradores.

Então, sugira, por exemplo, aplicar cores que ajudem a melhorar a criatividade. Além disso, aproveite para explicar que, nesses casos, é conveniente não optar por cores escuras em nenhuma circunstância, pois elas costumam transmitir a sensação de um espaço fechado e influenciam negativamente o rendimento de quem atua no local.

Como visto, em se tratando de decoração home office, os detalhes são capazes de fazer toda a diferença, impactando positivamente — ou não — a produtividade do profissional. Então, busque estar atento às nossas dicas (e expanda ainda mais os seus conhecimentos nesse sentido) a fim de se tornar uma referência para essa parcela de público que começará a buscar as melhores alternativas para a organização desse ambiente de trabalho no próprio lar, ajudando-o a fazer escolhas que irão melhorar seus resultados.

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