fbpx
Cores na decoração: aprenda como misturar Cores na decoração: aprenda como misturar

Cores na decoração: aprenda como misturar

5 minutos para ler

O uso de cores na decoração de ambientes é algo que traz muitas contradições. Isso porque, muitas pessoas querem ousar, mas sentem medo da combinação de cores ficar ruins ou destoar dos móveis que vão compor o espaço.

Na maioria das vezes, essas pessoas acabam optando por cores mais básicas e neutras. Contudo, a sensação de faltar algo ou mais personalidade no ambiente surge constantemente.

Você sabe orientar seu cliente quanto a harmonização de cores na decoração? Se a sua resposta é pouco ou quase nada, não se preocupe. Muitas pessoas que trabalham com revenda de móveis também sentem essa dificuldade.

Pensando nisso, nós da Frisokar preparamos esse material descomplicado para ampliar o seu conhecimento sobre a influência das cores na decoração e ajudar em suas vendas. Boa leitura!

Qual a influência das cores na decoração?

Primeiramente, precisamos compreender a influência que as cores exercem na decoração. Sendo assim, segundo a cromoterapia, as cores na decoração tem o poder de equilibrar, excitar, acalmar e até mesmo proporcionar cura, incrível não é?

Além disso, as cores na decoração tem a função de ampliar ou reduzir ambientes, realçar a iluminação natural e tornar um espaço acolhedor, por exemplo. Portanto, seja em casa ou no escritório, as cores na decoração são essenciais para despertar e estimular o sentido das pessoas.

O que é um círculo cromático?

Em algum momento já imaginou que as cores influenciam nossa vida dessa maneira? Por esse motivo, foi criado o círculo cromático que é a representação das cores que os olhos humanos identificam. Geralmente, ele é dividido em doze partes, composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

Por esse motivo, o círculo de cores é uma excelente ferramenta para se ter a mão. Com isso, se o cliente não estiver seguro sobre as cores na decoração do ambiente, ele poderá ter mais clareza sobre a harmonização de uma cadeira ou banqueta para bancada com as cores do espaço.

Como criar uma paleta de cores na decoração?

Agora que apresentamos essa incrível ferramenta a qual é o círculo de cores, descubra como criar uma paleta de cores na decoração harmônica:

  • complementares — são cores de lados opostos do círculo cromático, como azul e laranja e vermelho com verde, por exemplo. Essas combinações produzem um contraste visual bem agradável;
  • meio-complementares — nesse esquema escolhemos três cores complementares no círculo e adicionamos duas harmoniosas;
  • análogas — elas estão em sequência no círculo cromático. Quando usadas juntas, formam uma mescla bem harmoniosa, porém sem contraste;
  • harmonia de 60º — essas cores formam um triângulo no círculo cromático. Dessa forma, escolhemos uma cor e pulamos três; 
  • monocromáticas — consiste em escolhermos uma cor no círculo cromático e diferentes tons para criar a decoração do ambiente.

Quais as dicas para o uso de cores na decoração?

Como percebemos, o uso das cores na decoração pode ser de inúmeras maneiras. Mas afinal, quais dicas podemos passar para os clientes? Temos certeza que esse é o questionamento em sua cabeça agora. Sendo assim, confira as dicas que separamos.

Considere suas preferências

Adotar uma paleta minimalista e neutra quando a sua preferência são as cores vibrantes ou estampas étnicas, causarão um descontentamento com o tempo. Portanto, aqui a dica é clara, suas preferências e gosto devem estar em primeiro lugar. 

Faça testes de cores na decoração

Quantas vezes definimos um tom de cor que parece ideal, mas no momento de decorar o ambiente o resultado não foi o desejado? Para que isso não aconteça, faça testes de cores. Atualmente, existem aplicativos que possibilitam esses testes.

Tenha em mente o efeito a ser criado com as cores na decoração

Um home office, por exemplo, é um ambiente que pede energia. Nesse caso, as cores mais vibrantes são mais estimulantes. Agora quando se trata de um espaço que o efeito desejado é mais aconchegante, os tons mais neutros são uma boa pedida.

Deixe o medo de lado e aposte em tonalidades diferentes

O uso de cores monocromáticas é uma maneira de criar uma paleta de cores bem interessante. Afinal, cores monocromáticas possibilitam um jogo de luz e sombra incrível. Um exemplo é o uso do azul-escuro, azul-claro e azul-royal.

Limite as cores, mas não os tons

A dica aqui é escolher entre quatro ou cinco cores diferentes e brinque com os tons e nuances de cada um. Em outras palavras, limite a paleta de cores, mas os tons, tem infinitas possibilidades.

Por fim, não existe uma regra de qual cor combina mais com uma decoração, mas sim as sensações que queremos com cada ambiente. Portanto, incentive o cliente a deixar os medos de lado e apostar nas cores que ele gosta. Com sua ajuda, temos certeza que cada cliente vai criar o ambiente que sempre sonhou.

Que tal ampliarmos ainda mais o conhecimento sobre as cores? Se sua resposta é sim, confira esse artigo sobre como combinar as cores de móveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.