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Não perca 5 dicas de como fidelizar clientes na loja de móveis

6 minutos para ler

Independentemente do porte e do ramo da empresa, o setor de vendas é fundamental para que a empresa continue operando. Contudo, um dos pontos essenciais para isso, é saber como fidelizar clientes, afinal, embora a atração de novos tenha uma grande importância, já é sabido que manter uma parcela fiel de público é, inclusive, menos custoso do que conquistar um maior alcance.

Levando isso em conta, torna-se ainda mais fácil compreender por que é essencial adotar boas práticas voltadas à fidelização na sua loja de móveis, a fim de elevar o seu número de negócios fechados e, consequentemente, o seu faturamento.

Por essa razão, neste post, vamos elencar uma série de dicas valiosas que irão te auxiliar — e muito — nessa missão. Continue a leitura, fique por dentro e coloque-as em prática!

1. Crie um ambiente agradável para aqueles que visitam a sua unidade de revenda

Provavelmente, na posição de consumidor de algum serviço e/ou produto, você já teve a experiência de entrar em um ambiente tão agradável que nem mesmo sentiu vontade de sair de lá — e, possivelmente, o oposto também já ocorreu, certo?

Nesse sentido, principalmente em se tratando de uma loja do segmento moveleiro, é essencial investir na criação de um espaço que seja realmente atraente e, é claro, muito bem decorado.

Então, organize um showroom

que seja, ao mesmo tempo, criativo e aconchegante para que aqueles que visitam o seu espaço tenham a chance de conhecer a qualidade do seu mobiliário, por exemplo, avaliando de perto detalhes como o acabamento.

Também aposte na simulação de ambientes completos, convidando o público a interagir com cada um deles. Acredite: essa estratégia fará com que os seus potenciais clientes tenham a sensação de “fazerem parte do lugar” e isso certamente os fará imaginar como as opções que compõem o seu portfólio ficariam incríveis no ambiente escolhido – na empresa, na própria sala de estar, no quarto, ou nos ambientes comuns, por exemplo.

2. Dê incentivos ao seu time de vendas tornando-o um instrumento de como fidelizar clientes

É comum que muitos proprietários de revendas priorizem os processos voltados à atração do público, investindo em ações publicitárias, definindo preços mais competitivos, elaborando vitrines mais atrativas, entre outras ações, mas acabem por se esquecer de preparar o estabelecimento para o momento mais crucial, que é aquele em que os clientes efetivamente tem o contato com seu atendimento, seja online ou quando “colocam os pés” no local.

Nesse contexto, é imprescindível voltar a sua atenção àqueles que estão diretamente envolvidos com o atendimento dos clientes — os integrantes da sua equipe de vendas. Um vendedor satisfeito, entusiasmado e disposto e que seja prestativo e que ouça suas necessidades, é o que os seus consumidores desejam.

Sendo assim, não negligencie o bem-estar e a motivação dos seus colaboradores, mantendo em mente que quanto mais motivados e felizes eles forem, melhor será seu atendimento e seu estabelecimento será bem-sucedido.

Invista, então, na capacitação, ofereça chances de desenvolvimento profissional e adote uma política justa de comissionamento, bonificações e prêmios.

3. Valorize a comunicação com o seu público

Após ter sua equipe comercial bem preparada e transformar o seu estabelecimento em um ambiente agradável, é chegado o momento voltar sua atenção ao alcance de público.

Para tanto, é imprescindível que você trace um planejamento adequado de comunicação, cogitando, se parecer mais conveniente, até mesmo a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Afinal, ela poderá orientá-lo qual melhor estratégia para estabelecer uma boa interação com os seus potenciais clientes, levando em conta as suas peculiaridades e buscando atrai-los para a loja. Nessa etapa, o primeiro passo é identificar o perfil do público-alvo da sua unidade de revenda.

Isso permitirá que, posteriormente, você compreenda todo o “universo” dele, como os hábitos, as preferências, os interesses, as motivações, entre diversos outros aspectos relevantes.

Uma medida-chave é elaborar uma espécie de pesquisa completa — que reúna todas as informações pertinentes para que você tenha meios de traçar esse perfil — que servirá de base para suas decisões.

4. Ofereça tantos meios de pagamento quanto possível

Planejados ou não, o fato é que, em geral, os mobiliários — principalmente quando adquiridos em kits ou grandes quantidades — possuem valor naturalmente um pouco mais elevado. Desse modo, é essencial disponibilizar formas diversas de pagamento e outras eventuais facilidades, como descontos progressivos a depender do volume da compra fechada, cupom de desconto para próxima compra, cashback.

Contudo, lembre-se de que, antes de definir as políticas que serão adotadas quanto a esse fator, é indispensável estudar o seu fluxo de caixa e saber como andam as finanças da sua empresa, de modo que as opções sejam interessantes para o público, sim, mas não prejudiciais para o seu negócio. O “cenário ideal” é alcançar um modelo ganha-ganha, ou seja, algo vantajoso para ambas partes.

5. Conte com produtos de qualidade no seu estabelecimento moveleiro

Por fim, mais um ponto fundamental para a fidelização do público é contar com produtos que realmente tenham qualidade. Embora esse aspecto já tenha sido brevemente abordado no início do material, em razão da sua tamanha relevância, é conveniente dedicar uma seção a esse ponto.

Afinal, se esse não for um fator priorizado na sua loja, de nada adiantará colocar todas as outras medidas em prática. O cliente pode se encantar com o seu estabelecimento, ficar satisfeito com o atendimento recebido por parte da equipe, perceber o trabalho realizado pelo empreendimento para estabelecer uma boa comunicação e até valorizar a oferta de meios de pagamento diversos, mas se, ao final da experiência, perceber que adquiriu um produto de baixa qualidade, todos os demais esforços perderão força.

Então, no momento de selecionar os fornecedores do negócio, avalie se a empresa usa matérias-primas de alta qualidade, tecnologia internacional para assegurar a melhor performance dos produtos e um processo produtivo padronizado. Esse é o caso da Frisokar, por exemplo.

Ela é pioneira no mercado de componentes para assentos corporativos e também comercializa cadeiras prontas. A empresa investe constantemente em pessoas e em tecnologia de ponta. Sendo assim, se você quer descobrir como fidelizar clientes, comece conhecendo melhor seus fornecedores de mobiliário e entenda por que somos a melhor parceria que você poderia escolher para o seu empreendimento.

Agora que você já domina algumas práticas fundamentais para a fidelização do seu público, que tal aprofundar os seus conhecimentos e ficar por dentro de como treinar os seus funcionários para entregarem um atendimento de excelência?

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