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Descubra como fazer pós-venda na loja de móveis para fidelizar clientes

6 minutos para ler

O trabalho de revenda de móveis envolve, principalmente, lidar diretamente com o público, entender as suas demandas e entregar o mobiliário ideal para suas necessidades. Sendo assim, saber como estabelecer esse diálogo é uma das chaves para realizar mais vendas. Mas engana-se quem acredita que o trabalho acaba depois que o cliente sai da loja ou do site. Entender como fazer pós-venda também representa uma grande diferença no seu sucesso.

Nem toda loja de móveis tem um bom procedimento de pós-venda, o que acaba prejudicando o seu desempenho no longo prazo. Logo, se você quer ver resultados melhores e mais consistentes, precisa pensar também em manter um contato prolongado com o seu público.

Quer entender melhor por que e como fazer pós-venda na loja de móveis? Então, continue a leitura deste post e fique por dentro!

Qual é a importância do pós-venda na loja de móveis?

O trabalho de pós-venda é indispensável em qualquer tipo de negócio. Alguns dos principais benefícios de investir mais nessa prática estão elencados a seguir.

Aumenta as chances de fidelização

Fechar uma venda e deixar o cliente satisfeito é apenas o primeiro passo para fidelizá-lo. Para muitos compradores, não são preço e produto em si que determinam onde eles comprarão, mas também a experiência que envolve o atendimento, a preocupação com as funcionalidades, levantamento de opções, formas de pagamento, entre outros fatores do tipo. O trabalho de pós-venda é uma forma de manter o contato com esses clientes, melhorar pontos falhos ou corrigir quaisquer erros eventualmente cometidos, gerar mais leads e incentivá-los a retornarem em busca de um novo produto.

Base de clientes mais sólida

Como já citado, é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.

Como resultado do acompanhamento prolongado e da fidelização, você verá que o número de vendas ao longo do tempo tenderá a ser mais consistente. Se os mesmos compradores retornam com alguma frequência, então, você terá mais chances de recebê-los novamente e de vender mais, tornando a sua rentabilidade mais estável.

Melhora a reputação da sua loja

Recomendações de amigos, parentes e colegas são algumas das principais fontes de divulgação para muitos produtos e negócios, incluindo lojas de móveis. Ao investir na satisfação de um cliente e fazer um bom pós-venda, você também aumenta as chances de que ele recomende o seu estabelecimento para outras pessoas. Enquanto você fizer um bom acompanhamento e continuar aprimorando o seu trabalho, poderá vender mais e melhor para o seu público.

Como fazer pós-venda e fidelizar mais clientes?

Sabendo a importância de investir em um bom pós-venda, o próximo passo é entender como colocar em prática. Os detalhes tendem a variar de acordo com o seu público e com o tipo de mobiliário que você oferece, mas os fundamentos são sempre os mesmos. Confira, a seguir, algumas dicas que separamos para ajudá-lo.

Peça um feedback ao cliente

A melhor forma de aprimorar qualquer produto ou serviço é por meio do feedback do usuário. Se houver qualquer defeito ou dificuldade no processo de compra e/ou de uso, então, ele pode apontar essas falhas e você pode usá-las para encontrar o problema e fazer as mudanças necessárias para que não se repitam.

Existem dois momentos ideais para pedir um feedback ao cliente. O primeiro é logo após a entrega do produto, quando você pode falar sobre o processo de atendimento, o tempo de entrega, entre outros elementos do tipo. O segundo é alguns meses após a venda, quando o cliente terá uma perspectiva melhor sobre a qualidade do produto comprado.

Ofereça ofertas exclusivas

A maioria das pessoas não compra o mobiliário do ambiente todo de uma só vez. O mais comum é que escolham quais móveis são prioridade e comprem os demais conforme a necessidade. Como resultado, você tem uma boa oportunidade de fazer com que cada cliente adquira todos os produtos da lista com você se souber como fazer pós-venda de forma eficiente.

Um bom caminho é criar ofertas especiais para clientes recorrentes. Digamos que, depois da primeira compra, você ofereça um cupom ou no cadastro do cliente fique anotado para que ele receba um desconto em sua próxima aquisição. Se você fizer isso e mantiver contato com o público, passa a ser bem provável que consiga realizar mais vendas ao longo do tempo.

Envie novidades e informações relevantes

Ter uma estratégia de marketing digital para manter contato com o público é fundamental para o pós-venda, pois é assim que você mantém a imagem do seu negócio viva na mente do cliente. Uma forma de fazê-lo é enviando mais informações para ele, seja por meio de mensagens, seja por meio de e-mails, seja pelas redes sociais etc. Isso vale não apenas para informações sobre a sua loja, mas também para novidades sobre decoração e móveis que possam ser de seu interesse.

Apenas tome cuidado para não “passar do limite”, e ser bloqueado. Além disso, essa prática pode surtir o efeito contrário, afastando o cliente.

Identifique o perfil de cada cliente

Se você já atua com a venda de móveis há algum tempo, então, já deve ter notado que, para cada tipo de cliente, o ideal é ter uma abordagem um pouco diferente. Alguns apreciam mais proximidade, enquanto outros reagem melhor quando apenas recebem o seu produto. Alguns ainda precisam de mais informações sobre os móveis, enquanto outros sabem exatamente o que estão procurando.

Uma forma de facilitar isso é criando diferentes grupos de clientes e classificando-os quando eles entrarem em contato com você. Depois de entender a diferença entre os perfis, você poderá tomar a atitude de pós-venda ideal para cada um deles.

Como medir os resultados do pós-venda na loja de móveis?

Assim como qualquer outro procedimento dentro do seu negócio, você precisa saber como mensurar o impacto do pós-venda em seus resultados. Para isso, é necessário selecionar alguns indicadores de performance, como o seu número de vendas, o índice de retorno de clientes, o ticket médio, o número de vendas de móveis online, entre outros. Isso o ajudará a direcionar os seus esforços para melhorar a rentabilidade da loja.

Com essas dicas, você já sabe como fazer pós-venda

com mais eficiência e poderá ver os resultados em sua loja de móveis melhorarem exponencialmente. No longo prazo, a fidelização do público será muito mais rentável para os seus negócios.

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