fbpx

Entenda como escolher boas cadeiras para consultório

cadeiras para consultorio

Um consultório não é apenas um ambiente onde as pessoas aguardam por sua consulta. Ele pode influenciar a percepção do paciente sobre o atendimento e o cuidado com ele, tornando-o satisfeito ou então fazendo com que ele não volte mais.

É importante também considerar ergonomia e funcionalidade, para que todos, inclusive o médico, possam passar horas mais confortáveis no mobiliário correto.

Para que você acerte na escolha das cadeiras ideais, preparamos esse guia sobre cadeiras de consultório, que ajudará a tornar o ambiente mais agradável e aumentar a satisfação dos pacientes. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de cadeira para consultório?

Para escolher a cadeira ideal, é preciso analisar as atividades a que serão destinadas dentro desse ambiente:

  • espera do paciente pelo atendimento;
  • recepção e gerenciamento do espaço pelo secretário(a);
  • serviço do médico(a) dentro do consultório.

Com isso em mente, fica mais fácil avaliar quais cadeiras são mais adequadas para cada uma dessas funções, pois existem diversos tipos no mercado. Confira os principais deles!

Cadeira presidente

A cadeira presidente remete à mais alta posição dentro de uma empresa. Geralmente é feita em materiais mais nobres, possuem espaldar mais alto e encosto de cabeça. Seu revestimento é feito com materiais de alta qualidade, oferecendo maior conforto ao usuário. Apesar de alguns especialistas passarem boa parte de suas consultas em pé, é essencial que eles possuam uma cadeira confortável e ergonômica, para que possam ter mais conforto durante suas jornadas de trabalho. Algumas características que devem ser observadas:

  • sofisticação — os pacientes normalmente associam sua imagem à qualidade do profissional;
  • ergonomia — diversas tarefas serão executadas sentado, como escrever, realizar parte do exame físico e ouvir o paciente. Sem uma boa cadeira, há um grande risco de adotar posturas incorretas, que provocam doenças posturais;
  • conforto — é motivador exercer suas funções quando o ambiente e os móveis agregam bem-estar ao seu trabalho.

Cadeira diretor

Esse modelo também é produzido com os melhores materiais disponíveis porém seu grande diferencial é o acabamento. Feito com atenção em cada detalhe, esse é um produto sofisticado, também voltado para as lideranças na empresa. Pode também ser utilizado pelo paciente dentro do consultório pois garante conforto e bem-estar.

Possui espaldar um pouco mais baixo que a cadeira presidente e geralmente não possui encosto para cabeça.

Cadeira secretária

Dentre os modelos voltados para o dia a dia dos funcionários, a cadeira secretária é a mais simples, porém ainda traz ergonomia e segurança durante seu uso. Muitas vezes, não apresenta os braços laterais, nem muitas opções de ajustes. Por essa razão, é mais utilizada em funções em que a pessoa realiza grande parte de suas tarefas fora da mesa. Mesmo assim, ainda apresenta todos os requisitos de ergonomia exigidos pela lei.

Cadeiras coletivas

Esse modelo é ideal para salas de espera. Como o paciente e seu acompanhante podem passar algum tempo aguardando o atendimento, as cadeiras devem ser confortáveis e funcionais. Para otimizar o uso do espaço físico, pode-se optar por cadeiras empilháveis em polipropileno ou também longarinas – com dois, três ou mais assentos na mesma estrutura de sustentação.

O que avaliar na hora da escolha?

Diante de tantas opções, é importante conhecer alguns critérios para fazer uma escolha adequada. Vejamos, então, quais são eles.

Durabilidade

Normalmente, em um consultório, há um grande fluxo de pessoas. Por isso é importante escolher cadeiras com materiais duráveis, de boa qualidade. Materiais duráveis como o aço, o polipropileno e o poliuretano, são ótimas opções para compor o ambiente.

Higiene

Independente da área de atendimento, é fundamental realizar uma higienização constante dos braços e superfícies, para eliminarpoeira e microrganismos que possam se alojar nesses locais. Inclusive, a pandemia de COVID-19 tem mostrado a importância desse tipo de ação — certamente, seus pacientes ficarão muito mais exigentes quanto a isso no futuro. Então, não se esqueça de escolher materiais que possibilitem a melhor higienização, que possam ser limpos com água e sabão.

Segurança

Dependendo da área de atendimento, no consultório passarão pessoas de diversas idades: crianças, idosos, jovens e adultos. Por isso, é preciso escolher peças seguras, que previnam eventuais acidentes. Entre os fatores mais importantes nesse sentido estão:

  • ser resistentes a sobrepeso;
  • braços de apoio para as pessoas se levantarem;
  • boa densidade de espuma no assento, entre outros.

Acolhimento

Ao escolher o mobiliário para compor as salas do consultório, é preciso levar em consideração a estética, o conforto e também a funcionalidade de cada objeto. Vale a pena investir em móveis de boa qualidade para proporcionar bem-estar a todos que por ali passarem.

Como garantir a cadeira ideal para você?

Antes de fechar um negócio, é preciso analisar bem as demandas e os produtos oferecidos, certo? Então, vejamos agora quais são 3 passos importantes para a escolha correta de cadeiras para consultório.

Decoração

As cadeiras devem estar inseridas no contexto decorativo do ambiente:

  • cores — tons pastéis na decoração transmitem sensação de relaxamento. É possível fazer o contraste com objetos em cores vibrantes e escuras;
  • decoração – se for privilegiar os tons neutros, você pode optar por mobiliário com cores e estampas no revestimento.

O importante é manter a unidade. Essa escolha vai depender do público que irá agradar, mesmo que abra mão de preferências pessoais. Lembre-se disso!

Analise o ambiente

Levando em consideração o tamanho da sala e a quantidade necessária de cadeiras ou sofás de acordo com o fluxo de pacientes que você atende, é preciso dispor os móveis de uma maneira que não atrapalhe a circulação e torne o ambiente harmonioso e prático.

É preciso saber o tamanho da sala, para estabelecer a quantidade de cadeiras ou sofás que podem ser inseridos. Tome alguns cuidados, pois os erros abaixo são comuns ao planejar a sala de espera: 

  • posicionar o paciente de costas para a porta de entrada;
  • concentrar as cadeiras em um único espaço;
  • não considerar pacientes ou acompanhantes de portadores de necessidades especiais.

Por isso, analise com cuidado o ambiente para não cometer tais deslizes.

Analise os diferentes tipos de regulagem

O ideal é que as cadeiras de consultório possuam ajustes de altura, para oferecer maior conforto e ergonomia durante o expediente.

Enfim, essas são algumas dicas que você pode seguir. Apesar de parecer simples, como vimos, a escolha de cadeiras para consultório adequadas requer atenção. Por essa razão, é essencial contar com um fornecedor especializado nessa hora, capaz de lhe dar toda o suporte necessário para que você faça o melhor negócio.

A Frisokar é a empresa certa nesse sentido. Temos consultores que especializados para oferecer os melhores produtos. Então, se você gostou desta leitura e ficou interessado, não deixe de entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *