fbpx

Como escolher a cadeira ideal para escritório? Entenda aqui

6 minutos para ler

Na maioria das empresas, os colaboradores passam a maior parte do tempo trabalhando sentados, desde os atendentes até os diretores. Muitos nem chegam a pensar nisso, mas a cadeira que é usada tem grande influência no seu dia a dia de trabalho e em sua qualidade de vida. Por isso ainda é importante investir em uma cadeira ideal para escritório.

Mesmo que não pareça um tema tão importante à primeira vista, logo você verá como cadeiras de baixa qualidade podem dificultar a vida da maioria dos seus colaboradores. Por isso que, ao fazer sua aquisição, é necessário pensar bem em seus critérios e escolher assentos adequados para seu contexto.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância de escolher a cadeira ideal para escritório e dar algumas dicas para tomar a melhor decisão. Acompanhe.

Por que é importante escolher boas cadeiras para escritório?

Mesmo que você não note, o tipo de assento que você utiliza faz uma grande diferença em seu dia a dia de trabalho. E, para garantir a melhor qualidade de vida, é bom investir em cadeiras de melhor qualidade.

Veja aqui alguns de seus principais benefícios.

Evitar problemas ergonômicos

A ergonomia é uma área que estuda a interação entre o ser humano e diferentes objetos. Mais especificamente, como o uso deles afeta o corpo e como essas interações podem ser prejudiciais. Uma cadeira muito alta ou muito estreita, por exemplo, pode levar a problemas de coluna e nas pernas. Boa ergonomia envolve o melhor uso do espaço, o mínimo necessário de conforto e, claro, menos problemas de saúde associados ao trabalho.

Facilitar o deslocamento do material no escritório

Dependendo do tipo de empresa que você tem, pode ser bem comum que várias salas sejam reestruturadas ou reconfiguradas de tempos em tempos, com mesas e cadeiras sendo levadas de um lado para o outro. Se você escolhe modelos que sejam mais difíceis de mover, então essas transições tendem a ser mais demoradas e custam mais caro. Nesse momento, vale a pena utilizar cadeiras com rodízio, por exemplo, já que elas reduzem consideravelmente o esforço, inclusive na hora da limpeza.

Produtos de maior durabilidade

Por fim, mas não menos importante, assentos de maior qualidade também duram mais enquanto são utilizados, o que é muito importante para reduzir custos de manutenção em seu negócio. Mesmo que a mercadoria mais barata gere alguma economia no curto prazo, investir em cadeiras de melhor qualidade aumenta sua durabilidade, o que leva a menos despesas a longo prazo, além de garantir uma aparência consideravelmente melhor nesse mesmo período de tempo.

Como escolher a cadeira ideal para escritório?

Depois de entender a importância de investir em cadeiras de melhor qualidade, o próximo passo é saber como fazer essa escolha. Afinal, existem muitos produtos disponíveis no mercado, com variações de qualidade e adequação a diferentes contextos.

Confira aqui alguns critérios pelos quais você pode se guiar.

Defina onde as cadeiras serão usadas

Um bom ponto de partida para definir como você pretende escolher sua cadeira ideal para escritório é saber como ela será usada no dia a dia da empresa. Se será parte de um refeitório, em mesas de escritório, uma sala de reunião, um auditório, etc.

Essa informação será a base para várias outras decisões que você tomar. Uma cadeira que é usada apenas como complemento para uma mesa é diferente daquela que é usada em um auditório onde as pessoas podem fazer anotações.

Leve em conta o conforto e ergonomia

Outro fator importante, mas que nem sempre é levado em conta, é o conforto da cadeira em si. Se você já passou várias horas trabalhando em um assento duro e desconfortável, então sabe muito bem como isso pode prejudicar seu humor e sua saúde a longo prazo.

Uma cadeira mal alinhada ou sem um regulador de altura para manter os pés alinhados quase sempre leva a desconforto nas pernas e braços, o que pode se transformar em tendinite ou outros problemas. E por quanto mais tempo alguém trabalha assim, mais tende a ter sua saúde prejudicada.

Durabilidade é muito importante

Se você compra um produto de maior qualidade, ele dura mais tempo e você não tem que fazer muitas reposições ou gastar com manutenção. Isso se aplica a praticamente todos os equipamentos e mobília em seu escritório, incluindo suas cadeiras. Em vários casos, é melhor fazer um investimento alto agora do que ter custos recorrentes.

Existem vários detalhes que você pode levar em conta ao considerar a durabilidade das cadeiras. O tipo de material usado no revestimento, condições de uso, frequência, cuidados exigidos no dia a dia, entre outras coisas. Tudo isso é importante e deve ser conversado com o fornecedor antes da compra.

Veja como fica a aparência

Claro, as cadeiras não são apenas um item funcional, mas também uma parte da composição do ambiente. Quando alguém visita seu escritório, cadeiras com aparência desgastada ou que não combinam bem com o ambiente podem causar uma impressão ruim em clientes e potenciais parceiros.

Sendo assim, vale a pena investir um pouco também na melhor aparência de suas cadeiras, com materiais adequados e que combinam um pouco melhor com o ambiente ao redor. No mínimo, isso ajuda a cativar melhor a atenção dos visitantes.

Busque a melhor relação entre custo e benefício

Por fim, mas não menos importante, sua decisão final deve ser guiada por uma simples questão: qual oferta oferece o melhor retorno em relação ao seu investimento? Ou seja, você deve comparar a qualidade do material, tempo de entrega, durabilidade e design, definir quais desses critérios são mais importantes e colocá-los contra o preço. O fornecedor que apresentar a melhor proporção entre esses dois fatores deve ser a melhor escolha para você.

Agora você já entende um pouco melhor por que e como escolher a cadeira ideal para escritório. Com um pouco de pesquisa e atenção, você certamente encontrará produtos que caibam no seu bolso, mas que ainda apresentem todas as qualidades que você busca.

E se quiser conhecer alguns exemplos, entre em contato com a Frisokar e confira nosso catálogo.

Posts relacionados

Deixe um comentário