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Atendimento de loja de móveis: como treinar os seus funcionários?

6 minutos para ler

Independentemente do segmento de atuação, se há um fator que é capaz de impactar, positiva ou negativamente o sucesso de um negócio, é o suporte oferecido ao público consumidor. E em se tratando do setor moveleiro, isso não é diferente.

atendimento de loja é capaz tanto de contribuir para que um cliente feche um negócio quanto de colaborar para que a decisão seja por não finalizar a transação. Justamente em razão do grande reflexo que essa questão gera sobre os resultados das vendas, decidimos elaborar este conteúdo que o ajudará a colocar em prática as melhores ações em relação ao treinamento de funcionários, a fim de prepará-los para entregar um serviço de excelência.

Sendo assim, continue a leitura, conheça as melhores dicas para destacar o seu estabelecimento dos demais em termos de atendimento e coloque-as já em ação!

Oriente os funcionários a apresentarem as características, os diferenciais e os benefícios dos produtos

É comum que no segmento mobiliário frequentemente ocorra o lançamento de novas linhas, com móveis que apresentam funcionalidades inovadoras, mobiliários multifuncionais, alternativas moduladas, entre diversas outras opções que são projetadas para atender às necessidades dos mais distintos perfis de clientes.

Vale destacar aqui, que os vendedores passaram a lidar com dois tipos de consumidores.

Há aqueles que já chegam à loja buscando algo específico, seja em razão de já terem em mãos projetos profissionais prontos com os direcionamentos necessários para a escolha do que é mais adequado para o espaço em questão, seja em razão de contarem com um orçamento mais limitado com maiores restrições às possibilidades de escolha, por exemplo.

Há, no entanto, aqueles que ainda não sabem bem o que procuram e o que pode ser mais recomendável para a composição dos ambientes — são os que estão, pode-se dizer, “crus” em relação a esse universo. Esse tipo de consumidor, normalmente, espera dos vendedores uma “consultoria” e não um atendimento voltado à finalização de uma venda, simplesmente.

Exatamente por isso, é fundamental que os seus consultores estejam preparados para oferecer o suporte necessário em conformidade com as demandas apresentadas pelo público. Esses profissionais que trabalham diretamente com os visitantes do estabelecimento precisam saber todas as informações necessárias a respeito de cada produto, a fim de passarem segurança no momento de apresentar os diferenciais, as vantagens e as características das opções disponíveis, inclusive tendo expertise suficiente para, se cabível, orientar o consumidor quanto ao que é mais recomendável para suprir as suas necessidades.

Explique aos vendedores a importância de escutar atentamente o cliente para compreender as suas necessidades

Quando se trata do atendimento de loja – seja física ou virtual —, da mesma forma que haverá aqueles que estão iniciando na atividade, há profissionais que já atuam diretamente com a área de vendas há um longo período. Se esse for o caso na sua empresa, saiba que é interessante estar atento aos dois tipos.

Isso porque, naturalmente, os vendedores iniciantes precisam de uma maior orientação e, em determinados momentos, até mesmo de um acompanhamento mais próximo até que se sintam familiarizados com os produtos e estejam prontos para desempenhar as atribuições da função com maior segurança.

Por outro lado, aqueles já mais experientes — muitas vezes, com anos de trabalho na casa —, em razão do grande conhecimento adquirido ao longo do tempo, podem acabar por criar alguns “vícios” comportamentais. Por exemplo, na tentativa de agir de forma proativa, eles podem não dar a devida abertura para que os clientes expressem as suas necessidades e as expectativas em relação à compra. Essa prática pode fazer com que eles atuem de forma precipitada, acreditando já terem ciência do que é melhor para o consumidor antes mesmo de ouvi-lo.

Sendo assim, orientar os colaboradores — e reforçar, quando necessário — da importância de saber escutar pacientemente os clientes é imprescindível, e que essa necessidade não se limita aos novos integrantes do time de vendas, mas também os que já atuam há mais tempo no estabelecimento. Isso porque, embora, de fato, muitas vezes esses profissionais realmente tenham o conhecimento necessário para direcionar o público às melhores escolhas, o ato de escutar faz com que os consumidores se sintam acolhidos e valorizados.

Essa prática, inclusive, também colabora para que, em contrapartida, eles estejam mais receptivos às sugestões dos vendedores após a exposição das suas demandas. Isso porque, ao sentirem que “as suas dores” receberam a atenção merecida, eles entendem que, a partir disso, os profissionais que estão os atendendo passaram a ter as informações necessárias para, de fato, orientá-los da melhor forma.

Motive e mantenha uma relação colaborativa com a sua equipe de vendas

Por último, é altamente recomendável buscar ao máximo manter a motivação dos seus vendedores responsáveis pelo atendimento de loja. Você já ouviu dizer, por exemplo, que os colaboradores de um empreendimento são seus clientes internos? A compreensão dessa ideia é essencial porque o fará entender que a qualidade das interações que você mantém com o seu time é refletida — de forma negativa ou positiva — na experiência dos seus clientes externos.

Desse modo, enxergue os integrantes do seu quadro de pessoal não apenas como funcionários, mas como parceiros de negócio que podem colaborar para o sucesso do seu empreendimento ou, eventualmente, acabar gerando resultados ruins. Incentive a buscarem novidades, dê treinamentos periódicos, Lembre-se de que eles são como “engrenagens” que mantêm uma máquina (nesse caso, a sua unidade de revenda) em operação e, para que os objetivos almejados sejam atingidos, é necessário que eles estejam satisfeitos e motivados quanto ao exercício das suas atribuições.

Como você viu, o treinamento dos funcionários que atuam no atendimento de loja é fundamental para que um suporte de excelência seja oferecido ao seu público. Isso não apenas impacta a satisfação dos clientes, mas também gera reflexos diretos nos resultados do seu estabelecimento, alavancando as suas vendas e, consequentemente, elevando o seu faturamento. Por essa razão, independentemente do tempo de casa do seu time de colaboradores, jamais deixe essa prática de lado.

Agora que você já entendeu como a regularidade do treinamento da sua equipe pode tornar a sua loja mais bem-sucedida, que tal descobrir como é possível gerar mais leads e elevar o número de vendas fechadas?

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