fbpx

Quais são os tipos de apoio lombar e como escolher o melhor?

apoio lombar

Passamos grande parte do nosso dia trabalhando e muitas vezes sentados. Por isso, as cadeiras utilizadas no ambiente corporativo devem ser confortáveis, de qualidade e ergonômicas — a fim de promover bem-estar e auxiliar no aumento da produtividade.

O apoio lombar pode tornar o encosto ainda mais confortável e oferecer um melhor suporte durante o uso. Sendo assim, é essencial que sejam dimensionados corretamente para que não sejam originados problemas na coluna e, consequentemente, no pescoço, ombros e braços. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura!

Qual a importância do apoio lombar para uma experiência ergonômica?

Dependendo da superfície em que nos sentamos, o formato de nossa coluna lombar também muda. Por exemplo: em um banco ou arquibancada sem suporte nas costas, a tendência é curvarmos o corpo para frente. Após um longo período, a tendência é nos sentirmos desconfortáveis. Ao sentar em uma cadeira ergonômica, o encosto segue a curvatura natural da coluna e ajuda a mantê-la na posição correta. 

As cadeiras com apoio lombar proporcionam uma experiência positiva para os colaboradores, por trazerem conforto durante todo o tempo de uso.

Muitos modelos não oferecem o suporte adequado por isso, utilizar apoios específicos é uma opção muito importante e vantajosa para garantir maior bem-estar e, principalmente, uma postura adequada, evitando problemas futuros.

Sendo assim, ao escolher a cadeira correta para o tipo de função a ser desempenhada — considerando altura do encosto, presença ou não de apoio para os braços e para cabeça, rodízios adequados ao tipo de piso, possibilidade de regulagem, conforto e durabilidade do material e dos componentes —, é importante pensar no tipo adequado de apoio lombar. 

Quais os principais tipos de apoio lombar?

O apoio lombar pode ser feito por meio da curvatura e material utilizado na fabricação dos encostos das cadeiras e poltronas ou, então, uma peça colocada nas cadeiras — geralmente uma almofada específica. 

Quando já feito diretamente no encosto, pode ser em tela ou estofado. Nesse caso, é necessário prestar atenção na durabilidade do material, uma vez que esse deve apresentar a capacidade de retornar à forma original após o uso. Caso contrário, não proporcionará o efeito desejado. 

Alguns modelos podem oferecer ainda ajuste de tensão, para ser regulado de acordo com o peso ou pressão desejada pelo usuário.

Entretanto, o apoio lombar também pode ser por meio de almofadas específicas que estão disponíveis em variados formatos e diferentes materiais. Contudo, as mais utilizadas são as que apresentam formato anatômico. Elas devem ser posicionadas com sua saliência diretamente na coluna lombar, a fim de manter a curvatura correta e natural da coluna.

Existe também a almofada denominada “meio cilindro”. Ela também é posicionada da mesma forma que a almofada tipo anatômico. 

Em geral, a fim de cumprir a função e atender diferentes tipos de pessoas, os materiais mais utilizados na fabricação dessas almofadas é a espuma viscoelástica, que pode ser encontrada em diferentes densidades

No entanto, é importante destacar que para escolher o tipo de apoio lombar adequado para cada cadeira, é necessário identificar o tipo de função para a qual será utilizada. Uma opção interessante pode ser a compra de almofadas para adaptar uma cadeira que apresenta os demais aspectos positivos à ergonomia. 

Em relação ao tipo de uso, alguns exemplos que demonstram o quanto a função é importante na definição das características ergonômicas necessárias são: a cadeira usada por um dentista durante o atendimento, não demanda um encosto longo, nem apoio para os braços, entretanto, quando se trata de escritórios, telemarketing, atendentes e demais funções, a cadeira deve apresentar diversos aspectos que visam garantir a correta ergonomia

Como os benefícios ergonômicos impactam o processo de vendas?

O apoio lombar ajuda a reduzir ou evitar o desconforto na lombar e dores nas costas, uma vez que seu formato proporciona que a curvatura interna da coluna seja mantida — possibilitando uma postura correta ao longo do dia de trabalho. 

Sendo assim, por meio do apoio lombar, evita-se que a coluna permaneça curvada de forma prejudicial e incorreta durante muito tempo e os problemas que podem ser ocasionados pela má postura. 

Além disso, conforme já citamos, o apoio lombar, ao reduzir dores e desconforto, auxilia no bem-estar dos colaboradores, aumentando a produtividade e até mesmo a motivação, tendo em vista que os funcionários sentem-se reconhecidos ao perceber a preocupação da empresa com seu conforto e saúde.

O apoio lombar também é uma ótima opção para adaptar móveis em casa, a fim de colher esses benefícios, afinal, existem acessórios que possibilitam adaptá-los a diferentes opções, incluindo residências e até veículos.

Portanto, quando esses argumentos são apresentados ao cliente, fazendo-o compreender que a escolha por um produto, que além de bonito, durável e de qualidade, ainda proporcionará impacto positivo na rotina de descanso, trabalho e nos resultados obtidos, é possível fazê-lo compreender que o produto em questão proporcionará ainda mais retorno do que o investimento realizado. 

Inclusive, esse é um aspecto diferencial nas vendas, tanto por demonstrar a qualidade do produto, como também por demonstrar que você, enquanto vendedor, compreende as necessidades do cliente, assim como seus desafios e está indicando algo que será benéfico e vantajoso para ele, os colaboradores, a empresa ou até mesmo apenas para seu uso pessoal. 

Viu como o apoio lombar é um diferencial para destacar seus produtos no mercado? Por isso, é importante sempre destacar o quanto esse tipo de investimento é vantajoso em aspectos financeiros e também emocionais. 

Lembre-se também de que saber como auxiliar seu cliente na compra do apoio lombar mais adequado é um outro grande diferencial. Sendo assim, aprenda a respeito dos tamanhos, modelos, materiais e acessórios disponíveis.

Gostou desse texto? Quer ficar por dentro de mais novidades, tendências, opções e também de posts como este? Então, siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *